Ginástica Artística. Foram os antigos gregos, os primeiros a praticar a ginástica como atividade esportiva e não apenas como forma de treinamento militar. No Império Romano e durante toda a Idade Média, os exercícios físicos ficaram restritos à função militar, aí incluídos à caça e os torneios.
Em 1946, na Rússia, surge o termo “rítmica”, devido à utilização da música e da dança durante a execução de movimentos. Em 1961, alguns paises do leste Europeu organizam o primeiro campeonato internacional da modalidade. No ano seguinte, a Federação Internacional de Ginástica (FIG) reconheceu a GRD com um esporte.
Os conteúdos de educação física eram repetições mecânicas de gestos e movimentos. Na década de 60, com a introdução do Método Desportivo Generalizado, começou a haver uma certa confusão entre educação física e esporte. ... Para isso, foi criado o chamado "modelo piramidal", de que a educação física escolar seria a base.
A coragem, a vitalidade, o heroísmo, a disciplina exacerbada compõem a plataforma básica da Educação Física Militarista. 5. Seu objetivo principal fundamental é a obtenção de uma juventude capaz de suportar o combate, a luta, a guerra.
Preparação corporal específica dos jovens para o ideal de combate e de guerra, servir e defender a pátria (nacionalismo), aperfeiçoamento da raça, valorização do heroísmo, da virilidade, da coragem, da disciplina seriam apenas alguns aspectos que ilustrariam a Educação Física militarista.
A Educação Física Higienista foi a fase que aconteceu até o ano de 1930, e se preocupava em colocar a EF como agente potencializadora de saneamento público, dava ênfase à questão da saúde, e tinha a EF como importante papel de formação de homens sadios e fortes, na busca de uma sociedade livre de doenças infecciosas e ...
A Educação Física Popular (1985 até hoje) A fase popular teve como base a organização, solidariedade, ludicidade e mobilização que envolvesse o ser humano nas práticas corporais. Foi o período em que ocorreu o boom das academias, a valorização do fitness e da musculação.
Dessa forma, a Educação Física, age para nos apresentar diversas práticas corporais (exercícios físicos diferentes, esportes, etc), com o objetivo de desenvolver os nossos músculos. Um corpo forte e treinado é um corpo saudável, o que também favorece um certo equilíbrio com o meio ambiente ao redor.
A relação entre a Educação Física e o meio ambiente diz respeito a capacidade de cada indivíduo desenvolver conscientização ambiental, ou seja, ser capaz de não causar impactos ambientais.
São diversos os esportes que colocam o atleta diretamente em contato com a natureza e o meio ambiente durante sua prática. ... Segundo a professora de educação física Kátia Roiphe, as pessoas que praticam atividades físicas têm relações mais estreitas e de maior responsabilidade com o meio ambiente.
Confira os 5 tipos de esportes de aventura na natureza