Um ar-condicionado Split é composto por duas unidades, uma interna e outra externa. Por mais que a unidade interna, ou evaporadora, seja a que ganha todo o crédito por resfriar o ambiente, a unidade que fica do lado de fora, a condensadora, também merece receber reconhecimento.
Componente essencial para o funcionamento do sistema de refrigeração. O condensador é um trocador de calor, e como o nome diz, tem a função de dissipar para o ambiente externo ao sistema de refrigeração o calor absorvido no evaporador e gerado pelo processo de compressão.
A evaporadora é a parte instalada no interior do ambiente, por onde sai o ar com a temperatura que você programou ao ligar o aparelho de ar-condicionado. Ela tem a função de absorver o calor, que se desloca até o condensador pelo compressor.
Exemplo de ar-condicionado do tipo janela. ... O ar-condicionado split surgiu do tipo janela. O split, no entanto, tem os componentes divididos em duas partes. A primeira delas, que pode ser vista na imagem abaixo, fica dentro do ambiente que será refrigerado e é chamada de unidade evaporadora.
A evaporadora é a unidade interna do ar-condicionado, na qual estão localizados os filtros de ar e o sistema acionado pelo controle remoto do aparelho (painel).
É o tipo de ar condicionado que mais tem se popularizado no Brasil. ... Nos modelos Split o aparelho de Ar Condicionado é dividido em duas unidades – daí o nome Split que vem do inglês e quer dizer “dividir, separar” – uma Condensadora que é a unidade externa e uma Evaporadora que é a unidade interna.
Calcule a carga térmica (BTUs)