Eram romances que tinham a intenção de apresentar os costumes e cenários que ficava de fora do acervo relacionado ao romantismo.
O Romance Regionalista é marcado pela busca do redescobrimento do Brasil e sua diversidade regional e cultural. Constitui uma das mais importantes e frequentes na literatura brasileira, tem no vínculo direto com o real expressões utilizadas ainda hoje.
A prosa romântica inicia-se com a publicação do primeiro romance brasileiro "O Filho do Pescador", de Antônio Gonçalves Teixeira e Sousa em 1843. O primeiro romance brasileiro em folhetim foi "A Moreninha", de Joaquim Manuel de Macedo, publicado em 1844.
Jesus mostra que a única coisa importante para o discípulo é seguir o exemplo dele: servir e não ser servido. Em a nova sociedade que Jesus projeta, a autoridade não é exercício de poder, mas a qualificação para serviço que se exprime na entrega de si mesmo para o bem comum.
Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.” Não só a palavra, como as ações de Jesus são um grande exemplo para todos, cristãos e não cristãos. Amar como Jesus amou é extremamente nobre, é amar sem olhar a quem, criar empatia e entender o outro com as necessidades físicas e afetivas.
Com frequência, Jesus ensinava sua doutrina através de parábolas, histórias breves que encerravam ensinamentos. ... Para Jesus, o poder de Deus era maior que o pecado, e Ele ensinava que o arrependimento e a fé podiam salvar os homens.