A remoção da água é um recurso usado para diminuir ou retardar essas reações, o que prolonga a vida útil do alimento 2. ... Esta água é eliminada com relativa facilidade durante o processamento. Espera-se, de uma forma geral, que quanto menos água livre, menos sujeito à deterioração estará o alimento.
A importância da atividade de água está na sua relação com a conservação dos alimentos. Sendo a variação da pressão de vapor da água pela interação com componentes de um alimento um indicador da quantidade da água ligada, os valores de Aw mostram quais as chances tem o alimento tem de se deteriorar.
A carne de sol possui maior atividade de água do que a carne fresca e, por esse motivo, conserva-se por mais tempo. D. Atividade de água é um dos fatores extrínsecos que afetam o crescimento microbiano nos alimentos.
A água é, por norma, o principal constituinte dos alimentos e simultaneamente o solvente mais importante, permitindo que os restantes constituintes se tornem solúveis de modo a poderem ser transportados, absorvidos ou expelidos do interior das células.
Apenas o conhecimento do teor de umidade não é suficiente para predizer a estabilidade de um alimento. A disponibilidade da água para a atividade microbiológica, enzinática ou química é que determina a vida-de-prateleira de um alimento, e isso é medido pela Aw.
Como varia em função da atividade de água a velocidade típica das seguintes transformações comuns em alimentos: Escurecimento não enzimático. Escurecimento enzimático. Oxidação lipídica.
A estratégia da embalagem sob atmosfera modificada é retardar o crescimento dos micro-organismos patogênicos e deteriorantes presentes, a partir da diminuição da concentração de O2 e da aplicação de níveis elevados de CO2, que possui efeito inibidor do crescimento bacteriano.
A água, que representa 80 a 90% da célula, é outro fator que afeta o crescimento microbiano. Além da função ligada ao metabolismo celular e aos nutrientes, a água influencia o crescimento por meio da pressão osmótica e pressão hidrostática.
Curva de crescimento microbiano O crescimento microbiano é frequentemente acompanhado com base na curva que representa o crescimento de uma população de um determinado microrganismo, em sistema fechado ou em “batch” (cultura em descontínuo).
A maioria das bactérias cresce melhor dentro de variações pequenas de pH, sempre perto da neutralidade, entre pH 6,5 e 7,5. Componente universal das células. presença de oxigênio. toleram a presença de oxigênio.