16 coisas que o síndico não pode fazer
Por ser uma profissão que lida com muito dinheiro e bens privados, é recorrente ficarmos sabendo sobre síndicos que sofrem ações judiciais. Processo contra síndico de condomínio são cabíveis apenas quando há provas de que o gestor agiu de má-fé e cometeu atos ilícitos durante a sua gestão.
Quem de fato manda no condomínio são as regras (Lei, Convenção e Regimento). ... O Síndico é a autoridade máxima em um condomínio e é o representante legal dos condôminos é o responsável pelas arrecadações das taxas codominais e das despesas que um condomínio possa ter.
Cicera, o orgão competente para denunciar ou destituir o sindico e a administradora é a ASSEMBLEIA. Voce podera reunir 1/4 dos condominos em assembleia e destituir o sindico, o conselho , desde qu todos seja convocados e mesmo que o sindico não compareça, a administradora faz somente o que o sindico manda.
Passo a passo de como se faz uma carta de reclamação
Se mesmo assim, o condomínio não for ressarcido, o síndico atual deve procurar a polícia e fazer um Boletim de Ocorrência (BO). Depois, ele deve solicitar a abertura de um inquérito policial para apurar a questão. No final do inquérito, o denunciado pode ser indiciado pelo Ministério Público à Justiça.
O síndico é quem cuida dos assuntos do condomínio, desde a parte financeira, passando pela contratação dos serviços de manutenção até o relacionamento com funcionários e condôminos.
Como não existe um órgão regulador devidamente constituído para assumir a fiscalização de uma administradora de condomínio, esta tarefa cabe em primeiro lugar ao síndico.
administradora só administra. não manda nada e só faz o que o síndico manda. Quem dá as ordens é o sindico representando o condomínio. Portanto você até pode processar a administradora, mas entendo que vai perder a causa, pois ela é parte ilegítima para responder pelo resultado do ato praticado.
A principal função de uma administradora de condomínios é auxiliar o síndico na gestão condominial. Portanto, essas empresas não substituem o trabalho do gestor, mas prestam o suporte necessário para que o desenvolvimento das atividades seja satisfatório.
Há duas formas de saber se há irregularidades nas contas de um prédio: analisar a pasta de prestação de contas e o balanço mensal. A primeira deve conter todas as despesas do condomínio, desde a compra de canetas até de materiais para obras. Pode ser consultada pelos moradores a qualquer hora, na própria administração.
Se o síndico descumpre qualquer regra, seja a Convenção, o Regimento Interno ou o próprio Código Civil, os moradores precisam se unir para que isso pare de ocorrer. ... Se o síndico tiver boa índole e souber da importância da posição que assume, ele irá cumprir com sua obrigação e aplicará a multa.
O Conselho Fiscal possui responsabilidades e atividades específicas, e uma delas é fiscalizar o síndico. Quando o síndico não resolve os problemas do condomínio, o Conselho deve ser acionado para intermediar a relação dele com a coletividade.
Estas solicitações voce pode fazer por escrito e enviar a administradora. Esta por sua vez repassará a sindica ou voce pode entregar para o zelador entregar para ela. Ela poderá ou não responder as suas solicitações. Mas o ideal é documentar, pois assim voce tem meios legais de solicitar as respostas.
ÁREA DO DIREITO: Civil, Registral e Imobiliário RESUMO: A responsabilidade civil do síndico ocorre quando as atribuições do cargo não são cumpridas adequadamente, ocasionando prejuízos aos condôminos ou a terceiros.
Conheça quais são as principais atribuições que são de responsabilidades do síndico:
As competências do síndico estão listadas no Novo Código Civil de 11 de janeiro de 2003, no artigo 1.
substantivo masculino Antigo magistrado ou procurador de comunidades, cortes etc. Pessoa que tem a seu cargo fazer sindicâncias; sindicante. Pessoa escolhida entre os membros de uma agremiação, de uma classe, de um condomínio, para zelar pelos interesses do grupo. Direito Administrador de uma falência.
No direito brasileiro, síndico se define como “administrador de uma falência, sob a imediata direção e superintendência do juiz, que o escolhe pela idoneidade moral e financeira entre os maiores credores do falido, podendo a escolha recair em pessoa estranha, idônea e de boa reputação, se três credores renunciarem ...
Síndicos costumam cobrar, em média, de R$ 2.
Veja como ser sindico:
Afinal, quem pode ser síndico? Conforme deixa claro o artigo 1.
Devido a isso, é interessante que a convenção do condomínio estabeleça que somente condômino possa exercer a função de síndico. ... Caso este instrumento seja omisso, a lei autoriza que qualquer pessoa natural ou jurídica poderá ser eleita para o cargo.
O síndico é a pessoa responsável pelo bom funcionamento e cumprimento das regras do condomínio. ... O síndico profissional tem vivências em condomínios e experiência nesse tipo de administração, além de ter uma distância ética e profissional dos conflitos entre moradores.
Não há proibição legal de um inquilino ser eleito síndico. O novo Código Civil expressa claramente essa possibilidade: "Art. 1.
Apesar do Código Civil ser omisso em relação ao número de reeleições do síndico, a jurisprudência brasileira e unânime em dizer que o sindico poderá se reeleger quantas vezes ele quiser, desde que seja devidamente eleito pela assembléia do condomínio.
1) Parágrafo único: Caso o síndico cometa alguma infração, caberá a qualquer condômino impor-lhe a multa, bastando, para sua validade, a simples sua simples comprovação probatória.
O condômino ou possuidor que, por seu reiterado comportamento anti-social, gerar incompatibilidade de convivência com os demais condôminos ou possuidores, poderá ser constrangido a pagar multa correspondente ao décuplo do valor atribuído à contribuição para as despesas condominiais, até ulterior deliberação da ...
A reeleição só acontece em casos de mandatos consecutivos: a volta de um político ao mesmo cargo depois de tê-lo deixado não é considerada reeleição. Nem todas as repúblicas do mundo permitem a reeleição.
dois anos