Existem dois tipos de fluidos de acordo com a viscosidade: viscosos e não viscosos. Na prática, todos os fluidos têm viscosidade, no entanto, o nível é mais alto em alguns. Por exemplo: a água é menos viscosa que a mistura para bolos.
A energia de um fluido em qualquer momento consta de três componentes: Cinética: é a energia devida à velocidade do fluido; Potencial gravitacional: é a energia devida à altitude do fluido; Energia de fluxo: é a energia do fluido devido à pressão.
Fluido é uma substância que se adapta à forma do recipiente que o contém conforme a situação e mais, escoa se houver alguma diferença de pressão. ... Fluido Ideal é o modelo em que o fluido dentro de um recipiente é considerado como sendo contínuo, homogêneo, incompressível e com viscosidade nula.
Os condutos livres e os condutos forçados, embora tenham pontos em comum, diferem em importante aspecto: os condutos livres apresentam superfície livre onde atua a pressão atmosférica, enquanto que, nos condutos forçados, o fluído enche totalmente a secção e escoa com pressão diferente da atmosférica.
Vazão à seção plena. Vazão quando a lâmina é 100%. Em geral é menor que a vazão máxima, pois o perímetro molhado é máximo.
É um entalhe profundo formado pelas torrentes, pouco sinuoso ou retilíneo, com perfil em V, e onde se encontram detritos dos mais variados calibres.
Um canal aberto destina-se ao escoamento final das águas pluviais, oriundas, nas cidades, do sistema inicial de drenagem, a microdrenagem. Ele pode ser natural ou artificial e este apresentar revestimento de grama ou de material artificial.