O grande dorsal ou "'latíssimo do dorso"' é um músculo que atua sobre os ombros. Têm a sua origem no processo espinhoso das vertebras T6-T12, sacro e cristas ilíacas, e a inserção distal está localizada no sulco intertubercular do úmero. A função deste músculo é de adução, rotação medial e extensão do braço.
Existem dois músculos serráteis posteriores. Um superior que eleva as quatro costelas superiores, e um inferior que abaixa as costelas inferiores evitando que sejam puxadas pelo diafragma. Os músculos levantadores das costelas têm forma de leque e são em número de doze. Elevam as costelas.
Principais músculos do sistema muscular
Os músculos suboccipitais estão localizados abaixo do osso occipital. Estes são quatro músculos emparelhados na parte inferior do osso occipital; Os dois músculos retos (reto) e os dois músculos oblíquos (obliquus). Estes músculos são responsáveis por movimentos de extensão, inclinações e rotações da cabeça.
Ele contém os seguintes músculos: esternocleidomastóideo, trapézio, esplênio da cabeça, levantador da escápula, omo-hióideo, bem como os músculos escalenos anterior, médio e posterior.
Os músculos da nuca possuem como característica comum a função de regular a posição e a cinemática da cabeça. ... Na criança é um dos primeiros grupamentos musculares a se desenvolver, permitindo que o infante estete sua cabeça e não se sufoque quando deitado em decúbito ventral.
O crânio é constituído por oito ossos, são dois ossos parietais, dois temporais, um frontal, um occipital, um esfenóide e um etmóide. Sua parte anterior é denominada face e a posterior nuca.
Zigomático: apresenta-se bilateralmente, caracterizando-se por ser irregular e com estruturas denominadas: face malar, fale orbital, face temporal, processo frontal, processo temporal, processo maxilar, além de quatro bordas. Faz parte da estrutura lateral da face e também como base da órbita.
Os movimentos de cabeça e pescoço referem-se à movimentação da coluna cervical. A articulação atlantooccipital (entre os côndilos do osso occipital e as facetas superiores do atlas) permite a flexo-extensão, mas o movimento lateral é reduzido.
O aparecimento de caroço no pescoço normalmente é sinal de inflamação de uma íngua devido a infecção, no entanto também pode ser causado por um nódulo na tireoide ou contratura no pescoço, por exemplo.
Com uma das mãos na testa, oferecer resistência impedindo que a cabeça incline para frente e para baixo; Com uma das mãos atrás da cabeça, oferecer resistência impedindo a inclinação para trás. Conte 7 segundos para cada exercício e repita por 5 vezes cada.
Em situações mais graves, o aparecimento de um nódulo no pescoço pode ser um sinal de câncer. Na medida em que vai se desenvolvendo, pode vir acompanhado de alguns sintomas, como dor de garganta frequente e sem melhora, dificuldade para engolir, rouquidão ou alteração da voz, diminuição do apetite, febre e cansaço.