Desenho Universal aplicado à web com foco na acessibilidade
O Desenho universal para a aprendizagem Resumindo, o DUA se trata de um modelo prático que visa ampliar as oportunidades de desenvolvimento de cada estudante por meio de planejamento pedagógico contínuo, somado ao uso de mídias digitais.
O DUA tem como objetivo auxiliar os educadores e demais profissionais a adotarem modos de ensino de aprendizagem adequa- dos, escolhendo e desenvolvendo materiais e métodos eficientes, de forma que seja elaborado de forma mais justas e aprimorados para avaliar o progresso de todos os estudantes.
Afinal, conforme constatamos, a essência do desenho universal é promover a qualidade de vida a todos os cidadãos e para que isso ocorra, é preciso que haja uma mudança de atitude de todos os agentes envolvidos, principalmente dos profissionais envolvidos na construção e adaptações dos espaços.
Os sete princípios do Desenho Universal IGUALITÁRIO - Uso equiparável (para pessoas com diferentes capacidades); ADAPTÁVEL - Uso flexível (com leque amplo de preferências e habilidades); ÓBVIO - Simples e intuitivo (fácil de entender); CONHECIDO - Informação perceptível (comunica eficazmente a informação necessária) ...
Tecnologia. Se a equipe de UX é considerada como a maior responsável pelo sucesso da aplicação de acessibilidade a equipe de TI é a segunda maior responsável. Grande parte dos problemas de implementação de acessibilidade em sites se deve pelo desconhecimento de padrões web na construção de código.
Estamos falando da dimensão atitudinal. A dimensão de suporte e documentação mede o grau de maturidade com que uma organização fornece serviços e documentação de suporte acessíveis.
O dicionário nos diz que “acessibilidade” é um substantivo que denota a qualidade de ser acessível; “acessível”, por sua vez, é um adjetivo que indica aquilo a que se pode chegar facilmente; que fica ao alcance.