Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer com o uso deste medicamento são náusea, retenção de líquido, tornozelos inchados, sangramento vaginal, corrimento vaginal, erupções na pele, coceira ou descamação da pele, ondas de calor e cansaço.
Esse medicamento bloqueia os receptores de estrogênio nas células do câncer de mama. Isso impede o estrogênio de se unir às células cancerígenas, que faz com que elas cresçam e se dividam. Enquanto o tamoxifeno age como um antiestrogênio nas células da mama, ele age como estrogênio em outros órgãos, como útero e ossos.
Mulheres que tomam antidepressivos da classe da paroxetina em associação ao tamoxifeno -medicamento indicado para o tratamento contra o câncer de mama- têm 25% mais risco de sofrer recidiva (volta do tumor) e de morrer da doença.
O Tamoxifeno pode interagir com inúmeras classes de medicamentos. Alguns mais comuns no dia-a dia dos pacientes podem diminuir o efeito do tamoxifeno. São eles: anti-depressivos (fluoxetina, paroxetina, sertralina e venlafaxina), anti-convulsivantes (Carbamazepina, fenitoína e fenobarbital).
Citrato de Tamoxifeno deve ser administrado por via oral, com água, de preferência no mesmo horário todos os dias. Este medicamento não pode ser partido ou mastigado.
A semi-vida de eliminação da metandienona é de cerca de 3 a 5 horas.