Para fazer a água, basta descascar o fruto, retirar um pedaço pequeno e deixar dentro de 1 litro de água por cerca de 5 dias. Após esse tempo, retirar o fruto e utilizar conforme recomendado.
É uma planta da família Cucurbitaceae usada tradicionalmente no tratamento de rinites e rinossinusites principalmente. Trabalhos também mostram sua atuação como vermífugo, expectorante, diurético, purgativo, entre outras propriedades.
COMO USAR A BUCHINHA-DO-NORTE PARA TRATAR SINUSITE
Chá de canela: Em altas doses, pode provocar irritação da mucosa e presença anormal de sangue na urina. O chá de canela também está relacionado com abortos pré-implantação, portanto, não é recomendado na gravidez. O efeito abortivo da canela ainda é muito discutido.
Canela - pode provocar constrição sanguínea e contração dos músculos do útero. Boldo - possui efeitos tóxicos devido à presença do ascaridol, que pode causar abortos e má formação fetal.
Consumo em excesso Consumir o chá de canela em grandes quantidades pode causar diarreia, levar à intoxicação, cãibras musculares e hipoglicemia.
O benefício mais conhecido do chá de canela-de-velho é o alívio e combate à diversas dores. O uso contínuo da canela-de-velho já se mostrou eficaz no tratamento de artrose, artrite, tendinite, dor crônica na coluna, torcicolo, bursites, torções, entre outras.
Além do seu sabor doce e aromático, o cravo-da-índia e o óleo essencial feito a partir dele são conhecidos pelos seus benefícios medicinais, como efeitos analgésicos, anti-inflamatórios, antifúngicos, bactericidas, afrodisíaco, entre outros.
Forma de uso: você pode recorrer ao cravo seco inteiro ou triturado em pó. Adicione junto com os outros ingredientes para que libere os aromas durante o cozimento. Com o que combina: no Brasil, o cravo é mais utilizado em sobremesas, como doce de abóbora, canjica, arroz doce.
“O cravo-da-índia não tem colesterol e ainda é rico em muitas vitaminas, como vitaminas A, C, E e K. Além disso, é boa fonte de vários minerais, como sódio, potássio, cálcio, zinco, ferro, cobre, magnésio e manganês”, diz a nutricionista.
O alecrim e o cravo-da-índia são estimulantes. Por isso, a combinação dos dois em chá é muito indicada para combater a gripe, tosse e crises de asma. Além disso, devido à sua excelente ação expectorante, esse chá é ideal para ajudar a eliminar as tosses com catarros.
Propriedades medicinais da erva-doce E não para por aí, a erva-doce pode reduzir os sintomas da labirintite, se associada ao cravo-da-índia e ao alecrim. Ela ainda protege as células sadias dos radicais livres, quando em conjunto com a mostarda e a canela, tornando-se um ótimo antioxidante.
O chá de alecrim e camomila é delicioso. Também é bom para a digestão, tem propriedades calmantes e é bom para a circulação sanguínea.
O alecrim é rico em minerais como o potássio, cálcio, sódio, magnésio e fósforo. A ingestão dessas vitaminas e minerais favorece a perda de peso por ter ação diurética. O chá do Alecrim é digestivo e sudorífero, o que faz aliviar os sintomas da má digestão. Além disso, auxilia na limpeza do fígado.
Uma pesquisa afirmou que a interação de algumas ervas com efeitos fitoterápicos, como o chá verde, chá de camomila e erva-de-São-João, podem causar danos nos rins, hemorragia, náusea, vômito, diarreia, problemas de saúde mental, convulsão e dor muscular.
O chá de camomila é uma bebida popularmente conhecida por seus benefícios para a saúde. Muitos dos estudos relacionados à camomila apontam potenciais benefícios do chá da planta, como acalmar, melhorar a digestão e a saúde da pele, entre outros.
Qual é a quantidade recomendada? Os chás e infusões oferecem diversos benefícios para a saúde e podem ser consumidos diariamente. Mas em excesso eles podem fazer mal. O ideal é evitar beber mais do que três xícaras por dia.
Conheça os 8 principais benefícios do consumo de chás
“Os chás também contribuem para a diminuição dos níveis do 'colesterol mau' (LDL – lipoproteína debaixa densidade), pois melhoram o metabolismo lipídico e têm um efeito antibacteriano significativo, purificando o organismo, eliminando toxinas e combatendo a retenção de líquidos”, explica Nairana.
Chá branco – Desintoxica, acelera o metabolismo e é diurético. Chá verde – Diminui o colesterol, controla a pressão arterial e alivia o sistema imunológico. Chá 30 ervas – Dificulta a absorção de gorduras e combate estrias e celulite. Chá de hibisco – Reduz gordura e ajuda na retenção de líquidos.
Facilita a digestão O chá de erva cidreira é tiro e queda para digestão. As vitaminas B1, B2, B3, B5 e B6 agem na produção de enzimas digestivas e aceleram o metabolismo. Dessa forma, o processo digestivo torna-se mais fácil. O chá também reduz a incidência de gases, pois relaxa os tecidos.