Benefícios do kefir
Adicione os grãos de Kefir – cerca de 3 a 4 colheres (sopa) para cada litro de água. Cubra com um papel toalha ou um pano estilo voal (gaze ou fralda funcionam bem) e prenda com um elástico e deixe fermentando entre 24 e 72 horas em temperatura ambiente e em local longe de luz. (arrume um lugarzinho no seu armário).
O líquido deve ser ingerido preferencialmente em jejum, 15 minutos antes do café da manhã, ou ao deitar, após 60-90 minutos da última refeição. Pode ser tomado em temperatura ambiente ou gelado, mas não deixe na geladeira por mais que um dia, e não misture a sucos de frutas, em função acidez.
Preparar o Kefir de Água é super simples. Os grãos são cultivados em água adoçada com açúcar mascavo, de preferência orgânico. As bactérias e leveduras presentes nos grãos metabolizam o açúcar, transformando em um conjunto de micro-organismos benéficos, repleto em vitamina, aminoácidos e enzimas.
Quando congelado, o kefir de água pode ser conservado por até 3 meses. O processo de congelamento é muito simples. Basta colocar os grãos em um saco ou recipiente plástico fechado no freezer. Isso vai retardar o processo de fermentação.
Como congelar e descongelar o Kefir de Leite Coe seu kefir e separe uma porção de grãos, equivalente a 1 colher de sopa e coloque em saquinhos plásticos, sendo que os grãos não precisam ser lavados e nem acrescentado nada. Quando congelado, o kefir fica em estado de dormência e não vai se alimentar com nada.
Para conservar kefir durante alguns dias, até 1 semana, coloque os grãos num recipiente e adicione leite ou água, dependendo do tipo de grão (a medida é 100 ml de leite ou de água com açúcar mascavo para cada 1 colher de sopa de kefir). Tampe com e guarde na geladeira durante o tempo que desejar.
Leite, iogurtes e sucos Sucos de caixinha podem ficar refrigerados por, no máximo, 3 dias depois de aberto. Aqueles que vêm em garrafas de vidro merecem atenção. Substitua a tampa, em geral de alumínio, por papel-filme, pois podem enferrujar. Iogurtes também estragam rapidamente e devem ser consumidos em dois dias.
Para isto, basta hibernar sua colônia no congelador. Quando os grãos são expostos a baixas temperaturas eles “adormecem”, mas para dar certo e ocorrer de forma saudável sem perdas ou morte dos grãos, o processo precisa ser feito da forma menos drástica possível.
Cubra o recipiente com um pano de prato limpo ou voal para evitar que insetos e poeira contaminem seu cultivo. Pode utilizar a tampa do próprio recipiente, não tem problema tampar o kefir.
Retire os grãos do leite. Após 24 horas, utilize uma colher de plástico para remover os grãos de kefir que deverão estar flutuando na superfície do leite. Coloque-os em outra vasilha limpa. O leite já terá se transformado em kefir e poderá ser consumido imediatamente ou guardado na geladeira.
Segundo a nutricionista Nicolle Venturi, o kefir é bem resistente enquanto tem alimento. Por isso, uma dica importante para quem quer manter a colônia intacta enquanto vai fazer uma viagem de até uma semana é adicionar mais leite ou água com açúcar e colocar tudo na geladeira.