14). Nesse sentido, para Durkheim, o suicídio é explicado como uma questão social que varia de acordo com a razão inversa do grau de interação social dos indivíduos com a sociedade. O elemento central é a coesão social, ou seja, quanto mais existe coesão social menor a taxa de suicídio numa sociedade.
Durkheim acredita que dentro dos grupos sociais o que prevalece é a consciência coletiva, ou seja, o conjunto de crenças e sentimentos de uma mesma sociedade que serve para orientar a conduta de cada um de nós. Portanto, os fenômenos individuais podem ser explicados a partir da coletividade.
O fato social, objeto de estudo da Sociologia segundo Émile Durkheim, é constante e ao mesmo tempo anterior e exterior ao individuo, ou seja, o individuo é sempre coagido pela sociedade, que exerce toda sua força sobre as ações e pensamentos individuais.
A socialização é o processo através do qual o indivíduo se integra no grupo em que nasceu adquirindo os seus hábitos e valores característicos. ... Em outras palavras, a Socialização é o processo de adquirir conhecimento social, é o processo que transforma o ser humano, de um ser biológico para um ser social.
Os agentes socializadores que mais exercem influência na formação da personalidade social são os agentes básicos. ... Os papéis sociais que o indivíduo desempenha e os status que ele acredita ter diante da sociedade explicam a individualidade do indivíduo, a sua identidade e a consciência de si mesmo.
A construção da personalidade Por exemplo, na escola, com o grupo de amigos, os vizinhos, a empresa em que trabalhamos, os locais que saímos para nos divertir etc. ... Cada novo grupo com o qual nós entramos em contato, cada situação, seja ela positiva ou negativa, coloca nosso ser mais próximo do desenvolvimento.
Crenças e valores são responsáveis por comandar e determinar nossos pensamentos, sentimentos, decisões, felicidade, ações e sucesso.
Valores Humanos representam tudo aquilo que nos guia rumo ao nosso verdadeiro propósito de vida. ... O amor, a amizade, a bondade, a confiança, a fraternidade, a honra, entre tantos outros valores fazem parte dessa lista que está presente na natureza do ser humano.
Os valores de uma empresa são as motivações dela, ou seja, é aquilo que a faz estar ativa no mercado todos os dias, com foco e objetivos. Sendo assim, os valores são as crenças, filosofia e atitudes que devem ser seguidos pelos funcionários dentro das regras da empresa, o que é chamado também de ética.