EQST

Como Tratar Escapula Alada?

Como tratar escapula alada?

O tratamento da escápula alada deve ser feito de acordo com a recomendação do ortopedista e normalmente é feito por meio de exercícios de fisioterapia. Em casos mais graves, pode ser indicada a realização de cirurgia com o objetivo de descomprimir o nervo e reposicionar a escápula.

Como soltar a escapula?

Puxe para trás (sem ultrapassar os glúteos), com os cotovelos estendidos, encaixando os ombros para acionar os estabilizadores da escápula e contraindo o períneo. Segure por 10 segundos, olhando para a frente e mantendo a coluna alinhada. Relaxe por 10 segundos. Repita 10 vezes.

O que é escápula alada?

A Discinesia de escápula pode ser definida por alterações na posição e movimento da escápula, isso tem como consequência a falta de harmonia para o estimulo entre os músculos estabilizadores da escápula, principalmente o serrátil anterior e o trapézio.

O que causa discinesia escapular?

Desequilíbrio muscular (funcional) É a causa mais mais comum de discinesia da escápula. Existem 3 músculos principais para estabilizar a escápula, que são: serrátil anterior, porção superior do trapézio e porção inferior do trapézio.

Quais são os 7 movimentos que acontecem na escápula?

Em relação as ações musculares, podemos definir como movimentos padrões da escápula : a elevação, depressão, protração, retração, rotação para cima e rotação para baixo, que influenciam nos movimentos do braço.

Como funciona a cintura escapular?

É um dos dois ossos que compõem o ombro, e que estabelecem uma ligação entre os membros superiores com o tronco. A escápula, ou omoplata (terminação antiga e pouco usada) é o maior osso da cintura escapular e é facilmente sentido por cima da pele, tocando a região superior medial das costas.

Quais as estruturas que formam a cintura escapular?

Ossos da cintura escapular são formados pela escápula e clavícula. Os ossos do membro superior são úmero, rádio, ulna, carpo, metacarpo e falanges (proximal, média e distal). Avalie como o úmero, osso do braço, superiormente se articula com a escápula e inferiormente com o rádio e a ulna, e ossos do antebraço.

Quais são as articulações que compõem a cintura escapular?

A cintura escapular é formada por 5 articulações (gleno umeral, esterno clavicular, acrômio clavicular, córaco clavicular e escápulo torácica). Porque a escápulo torácica é considerada uma articulação funcional?

Qual a função da clavícula no corpo humano?

A clavícula, associada à escápula, compõe a cintura escapular, que conecta o membro superior ao esqueleto axial. A cintura escapular articula-se com o esterno e com o membro superior. Possuie grande mobilidade, para atender às necessidades de movimento do braço.

Onde fica localizada a clavícula no corpo humano?

Anatomia da clavícula Localizado na base do pescoço, ele conecta o braço ao corpo por meio de duas articulações: Articulação esternoclavicular, localizada na extremidade interna (proximal) do osso do colo.

O que é uma clavícula?

Significado de Clavícula substantivo feminino [Anatomia] Cada um dos dois ossos logos e recurvados que (localizados na região superior do tórax) une o tórax aos ombros.

Quais as três principais articulações do ombro?

Ombro

  • a articulação glenoumeral, que consiste no encaixe da “cabeça” do úmero na cavidade glenóide da omoplata;
  • a articulação acromioclavicular, que liga a clavícula à apófise.
  • as ligações da escápula com os músculos da coluna torácica e cervical.

Quais são os ossos que formam a articulação do ombro?

A articulação do ombro é uma das mais complexas do corpo humano, pois é a articulação que permite o maior grau de liberdade de movimentos. O ombro, ou melhor, a cintura escapular é composta por 3 ossos: a escápula (ou omoplata), a clavícula e o úmero (osso do braço).