Acredita-se que a árvore de Natal surgiu a partir de símbolos pagãos que foram ressignificados pelos cristãos com o passar do tempo. Os historiadores consideram que a árvore como um símbolo natalino provavelmente tem origem em culturas de origem pagã.
Natal é o nascimento de Jesus Cristo, e ele nasceu numa humilde manjedoura, apesar de ser o filho de Deus. É preciso resgatar, portanto, as origens reais desta data, conversando com os pequenos sobre perdão, amor ao próximo, fraternidade e humildade, dentre outros valores que vem sendo esquecidos.
Em quase todos os países do mundo, as pessoas montam árvores de natal para decorar casas e outros ambientes. ... No Brasil, país de maioria cristã, as árvores de natal estão presentes em diversos lugares, pois além de decorar, representam um símbolo de alegria, paz e esperança.
Ela representa a estrela de Belém, que segundo a tradição teria sido o que revelou aos três reis magos que Jesus havia nascido e os levou à Belém. Montar um presépio em miniatura em baixo da árvore e pendurar os sinos, que representam o anúncio do nascimento de Jesus também faz parte dos costumes cristãos.
A guirlanda é utilizada como enfeite de porta durante o período natalino, ela é feita de galhos secos, folhagens, flores e pedrarias. As guirlandas são círculos de galhos secos, entrelaçados de folhagens, flores, pedrarias, usadas para decorar as portas das casas no período do natal.
Colocar uma guirlanda na porta de casa é sempre uma visão carinhosa de boas intenções, representando paz, prosperidade, evolução e recomeço, e por isso mesmo elas continuam adornando a porta de entrada de lares ao redor do mundo no Natal – e em diversas outras ocasiões do ano, se as pessoas assim o desejarem.
A Guirlanda de Natal é um símbolo que representa sorte, normalmente é pendurada na porta e é vista como um convite para o espírito natalino entrar em casa. Como é uma tradição milenar, existem outros significados curiosos para esse enfeite. ... Também era considerada um símbolo de sorte.
Na época de Natal, um item essencial para a decoração ficar perfeita é a guirlanda de Natal. Geralmente usada em portas de entrada, esse enfeite demonstra o quanto aquela determinada família está no clima natalino.
– As guirlandas comestíveis são uma versão das guirlandas tradicionais, porém feitas de doces, salgados e frutas! Por isso, elas são uma opção para inovar na decoração e deixar o Natal literalmente mais gostoso.
É possível colocar a guirlanda de Natal na porta de entrada ou decorando a mesa de jantar. A guirlanda de Natal pode ser colocada na porta de casa ou até mesmo como um detalhe na mesa de jantar.
O dia de montar as decorações natalinas variam em cada país, no Brasil as decorações, incluindo a montagem da Árvore de Natal, costumam ser realizadas no domingo mais próximo do dia 30 de Novembro, marcando o início do Advento.
Dia certo para montar a árvore de Natal é 30 de novembro. Data marca início do tempo do advento para a Igreja Católica. Decoração natalina deve ser desmontada no Dia de Reis, em 6 de janeiro.
Nas duas primeiras imagens, além do enfeite, uma fita larga, vem do alto da porta, valorizando a decoração. E é na parte de dentro, que está o segredo, um gancho de colar (escolha uma boa marca), preso no alto da porta, com a fita amarrada. Ou ainda, um gancho de colar e a fita, presa com grampo de papel (via).
O enfeite de natal para porta é um dos itens mais tradicionais e desejados para compor a decoração nesse período....Inspire-se e coloque a mão na massa!
Usando um martelo, coloque pregos nos cantos superiores da porta e no meio. Posicione o festão sobre o prego do meio e depois sobre os outros dois. Deixe o festão cair até o chão e corte o lado que estiver maior. Laços vermelhos, prateados ou dourados podem ser adicionados ao redor da decoração.
É só você abrí-lo, soltar os galhos e abraçar a árvore (com o festão, por favor) prestando atenção pra não ficar buracos. Mais um truque: se sua árvore for ficar num canto (que é o caso da minha), preocupe-se em colocar o festão mais na frente, afinal as costas vão ficar escondidas.
Passo a passo: aprenda a fazer uma guirlanda natalina
A primeira dica para usar o festão de natal na decoração é combiná-lo com outros enfeites, como bolinhas e luzes pisca-pisca, que podem ser fixadas na porta de entrada, nos corredores, nas escadas e em outros cômodos.
Use pregos, tachinhas ou ganchos de parede transparentes para pendurar o pisca-pisca.
Dicas para enfeitar a varanda de apartamentos para o Natal
Uma tradição bem comum é decorar a sala para o natal: árvore enfeitada, pisca-pisca e meias são apenas alguns itens que não podem faltar no lugar onde a família adora se reunir. É nesse cômodo que todos se unem para relembrar histórias e se divertir, por isso merece uma atenção especial na hora da decoração.
Para complementar com estilo e sofisticação sua decoração de natal para jardim procure incluir velas decorativas, fitas em tons de vermelho e verde, pinhas e muitos ramos. Vasos de plantas e imagens retratam essa época como renas, bonecos de neve, papai noel e trenós também são muito bem vindos.