A largada é o momento em que se inicia a competição. Nas corridas de velocidade ou curta-distância, os atletas, para conseguir um bom impulso, dão a largada em uma posição especial, a posição de quatro apoios. A posição consiste em apoiar os pés sobre um bloco de largada e o tronco sobre as mãos encostadas no chão.
Entretanto, as provas de velocidade evoluíram para posições com maior flexão de pernas e tronco, originando a saída baixa, saída baixa é utilizada somente nas provas de velocidade. O corredor coloca-se na posição de partida quando o árbitro fala "às suas marcas".
A saída baixa, é utilizada em todas as provas de corrida até e inclusive os 400m, além dos revezamentos. Neste tipo de saída, utiliza-se um implemento chamado bloco de partida, porém na sua inexistência, poderá ser substituído por outro aparato que proporcione um desempenho tecnicamente correto na largada.
O atleta que entrega o bastão segura-o na mão esquerda, enquanto o segundo corredor recebe-o com a mão direita. Desta forma, o segundo corredor não precisa passar o bastão para a mão direita a fim de entregá-lo ao corredor seguinte. Assim o corredor tem mais segurança e não deixa cair o bastão.
A passagem do bastão deve ocorrer no interior da zona de troca. Uma área de 20 metros de comprimento. Existe à zona opcional de (10 metros). Existe uma zona de referência ou Handcap, é ponto que o atleta receptor começa a correr.
As corridas de revezamento totalizam 400m ou 1600m. Em ambas, a prova é dividida em 4 corredores, que percorrem distâncias iguais e as passagens de bastão são feitas em uma área de 20m, nas provas de 4x100m e 10m, nas provas de 4x400m.... A sapatilha para as provas de revezamento é a mesma das provas de velocidade.
As provas de revezamento são duas para ambos os gêneros: 4x100 metros e 4x400 metros. São realizadas entre equipes, cada qual com 4 atletas. A regra é: cada um desses atletas faz ¼ da prova. Ao fim do seu percurso, o atleta entrega um bastão para o atleta seguinte.