A recomendação de ingestão diária de gorduras é de 25% a 30% do valor calórico total, preferen- cialmente proveniente de alimentos vegetais e/ou de seus respectivos óleos, lembrando que, por serem ricos em calorias, devem ser consumidos moderada- mente.
Para adultos que não são muito ativos, o recomendado é ingerir diariamente cerca de 0,75g de proteína por quilo de peso corporal. Em média, 55g para homens e 45g para mulheres – ou duas porções de carne, peixe, tofu, nozes ou leguminosas.
O brasileiro consome em média 15 gramas de fibras por dia, enquanto o recomendado são 25 g. Por isso, incluir 10 g diárias na sua alimentação pode fazer bem para o intestino, para a saciedade e até para o coração, reduzindo o colesterol ruim.
Para consumir 30 gramas por dia, coma uma pêra média no lanche ou meio abacate – cada um tem cerca de seis gramas de fibras.
A ingestão diária de fibra jamais deve passar das 70 gramas diárias, pois em excesso pode trazer inchaço, gases e constipação, assim como deficiências nutricionais – especialmente de cálcio, magnésio e zinco já que ela pode limitar a absorção desses nutrientes -; e aumenta o risco de bloqueio intestinal, caso seja ...
Um conselho para aumentar o consumo de fibras na dieta é incluir alimentos crus e com casca, principalmente as frutas e os vegetais, assim como grãos, sementes e cereais integrais, evitando alimentos refinados como a farinha de milho, a farinha de trigo e o arroz branco.
Veja 3 receitas de laxantes naturais caseiros....Quantidade de Fibras nas Frutas.
Aveia - Rica em fibras, a aveia ajuda a regular o intestino, controla o colesterol e ajuda a emagrecer. Soja - É um excelente alimento para o tratamento da obesidade. Lentilha - Riquíssima em fibras, a lentilha traz uma série de benefícios para o organismo, é importante consumir pelo menos 3 vezes por semana.
Fibras alimentares Estimulam a motilidade intestinal (trânsito intestinal). Contribuem com a consistência normal das fezes, prevenindo assim a diarreia e a constipação intestinal por alterarem a microflora colônica por uma microflora saudável.
Como solucionar o intestino preguiçoso?
Como comentamos, as fibras funcionam como “vassouras”, que empurram os resíduos pelo intestino. Sem a água, as fibras se transformam em “lixas”. É a água que vai ajudar as fibras a “escorregarem” pelo tubo intestinal.
As fibras ajudam no controle do colesterol porque elas carregam as pequenas moléculas de gordura para o bolo fecal, que pode ser eliminado naturalmente pelo corpo, mas para que tenham o efeito esperado também é importante beber bastante água ou líquidos claros como chá sem açúcar para garantir que o bolo fecal fica ...
Isto ocorre porque as fibras absorvem as moléculas de gordura e produzem substâncias que normalizam a síntese de colesterol. Contribui com o bom funcionamento intestinal – As fibras aceleram a passagem do bolo fecal pelo intestino e dessa forma contribuem com o bom funcionamento do intestino.
Melhoram o trânsito intestinal: As fibras auxiliam na prevenção e tratamento da constipação intestinal. As fibras insolúveis agem aumentando o volume fecal e estimulando a motilidade intestinal pela distensão do cólon.
Além de não fornecerem calorias, elas diminuem a absorção do colesterol, de gorduras e de açúcares, e causam sensação de saciedade prolongada, afinal, permanecem no estômago juntamente com os outros nutrientes por mais tempo, retardando a sensação de fome e o consumo de mais calorias.
As fibras são componentes vegetais não absorvidos pelo organismo, mas que fazem uma diferença e tanto em seu funcionamento. Como não possuímos enzimas para digeri-las, elas passam direto e auxiliam no trâmite intestinal, impedindo aquela chata sensação de intestino preso.
Essas fibras ajudam a diminuir a quantidade de colesterol absorvido pelo corpo, reduzem a absorção da glicose no intestino delgado, mantêm os níveis adequados de minerais, aumentam o tempo de absorção dos nutrientes no intestino delgado, além de ajudarem na proliferação das bactérias benéficas e aumentarem o volume ...
As fibras podem ser classificadas de diversas formas, como em solúveis e insolúveis, de acordo com a sua solubilidade no sistema gastrointestinal.
As fibras solúveis são um tipo de fibra encontrada principalmente em frutas, cereais, legumes e vegetais, que se dissolvem em água, formando uma mistura de consistência viscosa no estômago, o que aumenta a sensação de saciedade, pois o alimento permanece nele por mais tempo.
Benefícios da fibra de trigo Rica em fibras, proteínas e ferro, a fibra de trigo ajuda a baixar os níveis de açúcar e colesterol no sangue, o que a faz também uma excelente aliada no controle de diabetes e do colesterol alto.