O Flúor é um mineral natural que é normalmente adicionado à água, alimentos e outros produtos. Muitas pastas de dente contêm flúor, pois tem benefícios para proteger a saúde dos dentes. Muito flúor pode representar riscos à saúde, mas as quantidades contidas na pasta de dente são geralmente seguras se uma pessoa usar a pasta de dente como aconselhado.
Mas não são apenas as crianças que se beneficiam! O flúor ajuda a prevenir a cárie dentária também em adultos. O flúor encontrado em cremes dentais e enxaguantes bucais, conhecido como flúor tópico, é bom para pessoas de qualquer idade. Porém, crianças e adultos precisam ter cuidado se só consomem água engarrafada. Como muitas marcas não são fluoretadas, pode ser necessário um tratamento adicional aliado ao uso de um creme dental que contenha flúor. Discuta essa necessidade e possíveis opções de tratamento com o dentista para garantir que sua rotina diária inclua a quantidade adequada desse mineral.
Ao comprar pasta de dente com flúor, procure o nível de flúor do produto e o selo de aprovação da ABO. Para um creme dental sem flúor, escolha uma opção natural de pasta de dente.
Cremes dentais que tem como papel a limpeza profunda contém uma composição capaz de destruir as bactérias presentes na boca e promover um alto grau de higiene até mesmo em locais difíceis de alcançar.
Muito flúor pode levar à fluorose dentária. Fluorose é uma condição que produz uma mudança na cor do esmalte dentário. Essa descoloração geralmente se manifesta como manchas brancas ou às vezes marrons.
Sendo assim, é possível ter uma ótima saúde bucal com os mais diversos tipos de cremes dentais que cuidam de problemas específicos.
Dessa forma, o flúor além de fortalecer os dentes, previne o desgaste dos dentes causado pelo contato com a saliva excessiva e a infecção por bactérias, atuando na prevenção das cáries dentárias.
O flúor é um elemento químico muito importante para evitar a perda de minerais pelos dentes e impedir o desgaste causado por bactérias que formam a cárie e por substâncias ácidas presentes na saliva e na alimentação.
Apesar da aplicação de flúor ser eficaz na prevenção da ocorrência de cáries, é importante que a higienização bucal aconteça corretamente, sendo indicado escovar os dentes após as refeições principais e fazer uso de fio dental. Dessa forma, é possível garantir os efeitos do flúor.
Hoje em dia, a adição de flúor à água é uma prática comum que tem como objetivo garantir que as pessoas recebam a quantidade adequada desse mineral. O flúor também está presente em alguns alimentos, bebidas, cremes dentais, suplementos e até mesmo enxaguantes bucais.
Se você está pensando em usar um creme dental sem flúor para seus filhos, de acordo com a Associação Americana de Odontologia (ADA), o creme dental fluoretado em pequena quantidade é recomendado desde a erupção do primeiro dente até os três anos de idade. Para crianças de três a seis anos, é recomendada uma quantidade do tamanho de uma ervilha. Essas quantidades recomendadas levam em consideração o possível risco de fluorose dentária, que é o surgimento de manchas ou porosidade nos dentes. A fluorose pode se manifestar como manchas marrons, manchas brancas ou pontos brancos dispersos. Os dentes podem até mesmo parecer ásperos.
A dose segura de ingestão desta substância é entre 0,05 a 0,07 mg de flúor por quilo de peso, ao longo de um dia. Para evitar o excesso, é recomendado saber a quantidade de flúor presente na água da cidade em que se vive, e nos alimentos que se consome.
Conforme o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), esse período é aquele até a idade de 8 anos das crianças.
O Flúor é um mineral natural encontrado no solo, rochas e água. É uma ferramenta poderosa na proteção dos dentes contra a decomposição e que ajuda na remineralização de superfícies dentárias.
Normalmente, cárie é um problema que aparece por causa de uma saúde bucal ruim ou mal feita. Sendo assim, é necessário que seja feita uma boa higiene bucal, com uma constância mínima de três vezes ao dia.
Até essa data, normalmente dois anos após a fabricação, todo o flúor deve estar disponível para aderir ao esmalte do dente, fortalecendo-o contra o ácido que causa as cáries.
As 4 Melhores Pastas de Dente em 2019
Dez opções de remédio caseiro para gengivite