Não importa se o seu projeto é no ramo da construção civil ou em tecnologia da informação: o PMBOK traz orientações gerais para os mais variados ramos. Quanto à área em questão, o guia a divide em 3 processos, respectivamente: de planejamento, execução e monitoramento/controle.
O gerente de projeto e a equipe de gerenciamento do projetos são responsáveis por gerenciar as compensações envolvidas para entregar os níveis necessários de qualidade e grau. Logo, alto grau e alta qualidade consomem esforços e recursos, sendo assim, precisa ser bem definido e de forma equilibrada para não exagerar.
O Guia PMBOK®, uma das maiores referências em gestão de projetos do mundo, elenca três processos de gerenciamento da qualidade....Ferramentas comuns nesta etapa:
Quais as 10 principais ferramentas de gestão da qualidade
Qualidade em gestão de projetos é uma área de fundamental importância, pois, por meio de um bom trabalho nesse sentido, têm-se as coordenadas exatas para a excelência nos resultados e, consequentemente, a satisfação do cliente.
A gestão de projetos é fundamental para reduzir os riscos de fracasso e controlar todas as etapas envolvidas, bem como garantir a qualidade dos resultados. Assim, é possível gerenciar projetos de forma eficiente, ou seja, atingindo os objetivos e otimizando recursos.
Um projeto ajuda a evitar retrabalhos e desperdícios, deixando-o mais preparado para que realmente consiga concretizar o objetivo final. Isso porque é possível prever, até certo ponto, quais serão os esforços necessários, identificar as possíveis falhas de percurso e o que você precisará em termos de equipe e recursos.
Aprendendo Como Elaborar um Projeto Corretamente