Na reação de oxidação ocorre a perda de elétrons, enquanto a reação de redução consiste em ganhar elétrons. A Oxidação pode ocorrer em três circunstâncias: quando se adiciona oxigênio à substância, quando uma substância perde hidrogênio ou quando a substância perde elétrons.
A oxidação branda de uma ligação tripla será quando tivermos KMnO4 em solução aquosa neutra ou levemente alcalina e o produto será uma dicetona, caso os carbonos da tripla sejam secundários. Caso o carbono da tripla seja primário, teremos a formação de aldeído./span>
Existem quatro tipos de reações de oxidação orgânicas, que são: combustão, ozonólise, oxidação branda e oxidação energética.
Oxirredução
Uma reação de oxirredução é caracterizada como um processo simultâneo de perda e ganho de elétrons, pois os elétrons perdidos por um átomo, íon ou molécula são imediatamente recebidos por outros.
Na química de oxidação e redução, um agente oxidante é uma substância que é reduzida em uma reação química, causando a oxidação de outra substância. Os agentes oxidantes comuns incluem oxigênio (O2), que fornece a origem do termo “oxidação”, peróxido de hidrogênio (H2O2), ozônio (O3) e gases de halogênio./span>
Um oxidante é um material que libera oxigênio rapidamente para sustentar a combustão dos materiais orgânicos. Outra definição semelhante afirma que o oxidante é um material que gera oxigênio à temperatura ambiente, ou quando levemente aquecido.
Resposta: Explicação: O átomo reduzido é chamado agente oxidante; são necessários elétrons do átomo oxidado, que é outro nome para o agente redutor. Se um elétron deixa um átomo, ele deve ir para outro lugar, de modo que os processos de oxidação e redução andam de mãos dadas./span>
O flúor é o oxidante mais forte, sendo agentes oxidantes comuns o peróxido de hidrogénio (água oxigenada) e os iões hipocloritos contidos nas lixívias.
Isto ocorre porque o flúor e o cloro são agentes oxidantes tão fortes que reagirão com quase todos os materiais com os quais entrarem em contato e a reação produz um composto que é mais estável que os gases propriamente ditos.
Nas reações de oxidação-redução (reações redox), quanto mais forte for um oxidante mais fraco é o seu redutor conjugado, e quanto mais forte é um redutor mais fraco é o seu oxidante conjugado.
Significado de Redutor adjetivo Que diminui. Que faz diminuir. adjetivo, substantivo masculino Química Diz-se dos, ou os corpos que têm a propriedade de desoxidar: o carvão é um redutor.
Resposta. Agente redutor, é aquele que provoca a redução do agente oxidante, ou seja, a substância que aumentou seu nox. Agente oxidante, é aquele que provoca a oxidação do ag. ... que reduziu de nox./span>
A oxidação e a redução são fenômenos que ocorrem simultaneamente em reações em que há transferência de elétrons entre os átomos. Esses fenômenos também são chamados de oxirredução, oxidorredução ou redox. ... Já a redução ocorre quando o elemento ganha elétrons e o seu número de oxidação diminui.
Os mais fortes agentes redutores são os metais altamente eletropositivos, como o sódio, que facilmente reduz os compostos de metais nobres e também libera o hidrogênio da água. Entre os oxidantes mais fortes, podem-se citar o flúor e o ozônio.