A principal característica do ENEM é a utilização de questões interdisciplinares, em que, além dos conteúdos, é avaliada a capacidade de o aluno “saber.
No enunciado devem-se apresentar todas as informações de que o aluno precisa para se situar sobre o que o item aborda e que é objeto de análise. Essas informações devem, também, ser suficientes para que ele compreenda claramente qual é o problema proposto e de que forma deve resolvê-lo.
A opção correta é chamada de gabarito, enquanto as outras quatro são chamadas de distratores. Os distratores, no entanto, não são apenas alternativas erradas, eles contêm respostas com os erros que mais costumam ser cometidos pelos alunos ou apresentam sentido, mas não dentro da proposta da questão.
Para quem não sabe: perguntas fechadas são aqueles que são respondidas com um simples sim ou não. Já as perguntas abertas são aquelas em que a resposta demanda uma opinião ou explicação, tornando-se mais reveladoras!
As perguntas de respostas abertas tem natureza exploratória, já que permitem que o respondente dê sua opinião sem induzir sua resposta com opções pré-estabelecidas. Esse tipo de pergunta é mais complexo de analisar. Mas, por outro lado, proporciona resultados mais profundos.
Dando uma resposta breve e padrão. Responda com "Estou bem, obrigado" ou "Tudo bem, obrigado". Essas são boas formas de responder ao conversar com um colega ou com alguém que acabou de conhecer.