A transposição de solo é uma técnica de nucleação em que o solo é retirado de uma área preservada e levado para uma área degradada em que se pretende restaurar (Figura 1).
Existem várias técnicas de recuperação de áreas degradadas, tais como plantio em linhas, plantio alternado e sistemas agroflorestais. A escolha da técnica de recuperação implica na seleção de espécies que devem pertencer ao bioma da área a ser recuperada.
Metodologias de recuperação florestal: Poleiros Artificiais Os poleiros secos são estruturas que imitam galhos secos de plantas e atuam como estrutura de repouso, forrageamento e caça para aves.
Plantios de enriquecimento são efetuados, geralmente, com a finalidade de aumentar a densidade de espécies desejáveis em florestas secundárias (Peña-Cla- ros et al., 2002), sem eliminar as árvores existentes.
Consiste na introdução de espécies, principalmente dos estádios finais da sucessão ecológica, em áreas com melhores condições do solo já com presença de vegetação nativa, porém com baixa diversidade de espécies. É uma técnica que deve ser proposta para preencher espaços com falhas da regeneração natural.
A expressão "Semeadura Direta" deve ser entendida como o ato de depositar no solo sementes ou partes de plantas na ausência de mobilizações intensas de solo, tradicionalmente promovidas por arações, escarificações e gradagens.
A semeadura indireta é feita para plantas que precisam de mais umidade para serem germinadas, principalmente, simulando uma estufa. Quem não tem sementeiras, caixas de ovo, vasos pequenos, o que tiver, mas o recipiente deve ter um furo embaixo, para que o excesso de água saia.
O sistema de semeadura direta diferiu estatisticamente dos demais, resultando em uma maior produtividade. Esse fato, aliado às outras vantagens desse método, torna-o uma alternativa interessante para implantação da cultura.
O sistema de plantio direto e cultivo mínimo são práticas importantíssimas no cultivo orgânico de hortaliças, tendo em vista que a maioria dos nossos solos estão sujeitos a processos de erosão causado por chuvas intensas, aliado a baixos teores de matéria orgânica.
Como exemplo: em um ano, num mesmo terreno, pode-se utilizar para 3 culturas de tomate transplantados, ou 6 culturas de alface transplan- tadas ou 12 culturas de rabanete plantados diretamente. O ciclo das hortaliças normalmente é de 3 a 6 meses, com exceção do aspargo (que é perene) ou do chuchu (semi-perene).
O moderno conceito de horticultura faz com que ela se ache, atualmente, dividida em 6 ramos distintos. Cada um destes ramos é constituído de plantas que possuem características bem definidas, ou então destacada importância econômica. ocupa-se do cultivo de plantas oleráceas, ou seja, das hortaliças.
10 dicas que ajudam o produtor rural a aumentar as vendas e a produção
Agricultor é o profissional que trabalha na agricultura e criação de animais. O agricultor é uma peça fundamental para a economia do Brasil. Principalmente para o setor industrial e alimentício. É muito comum ouvir que o trabalho do agricultor sustenta a cidade.