Os neurônios apresentam como partes básicas o corpo celular, os dendritos e o axônio.
Um neurônio típico apresenta três partes distintas: corpo celular, dendritos e axônio. ... O axônio é um prolongamento fino, geralmente mais longo que os dendritos, cuja função é transmitir para as outras células os impulsos nervosos provenientes do corpo celular.
Os neurônios são as principais células do tecido nervoso e são capazes de transmitir o impulso nervoso para outras células. ... Os neurônios, também chamados de células nervosas, são os tipos mais conhecidos e possuem como função principal a transmissão do impulso nervoso.
Dendritos: são prolongamentos numerosos, especializados na função de receber os estímulos, sejam do meio ambiente, de células epiteliais sensoriais ou de outros neurônios.
Veja a seguir as principais células da glia e suas funções:
Barreira sangue-líquido cefalorraquidiano células endoteliais encontradas nos leitos capilares. membrana basal circunferencial ao redor da superfície abluminal dos capilares.
As barreiras encefálicas são dispositivos que impedem ou dificultam a passagem de substâncias do sangue para o tecido nervoso, do sangue para o liquor, ou do liquor para o tecido nervoso. ... Impedem também a passagem de neurotransmissores encontrados no sangue, como adrenalina, noradrenalina e acetilcolina.
Como na barreira hematoencefálica há presença de transportadores de aminoácidos, a L-Dopa consegue passar para dentro do sistema nervoso central através desses transportadores. A partir da administração da L-Dopa é possível alcançar a reposição dos níveis normais de dopamina cerebral.
Os astrócitos, células da glia mais comuns, são células grandes em forma de estrela, com prolongamentos, núcleo grande, cromatina frouxa e nucléolo central. ... As extremidades dos prolongamentos dos astrócitos (pés vasculares) circundam os vasos sanguíneos e através deles os nutrientes são levados até o neurônio.
As células de Schwann, à diferença dos oligodendrócitos, são capazes de invadir o SNC para remielinizar axônios desmielinizados, sempre que os astrócitos tenham sido destruídos.
As Oligodendroglias são responsáveis pela formação e manutenção das bainhas de mielina dos axônios, no Sistema Nervoso Central. As Células de Schwann possui a mesma função das Oligodendroglias, mas a localização delas é ao redor dos axônios do Sistema Nervoso Periférico.
A parte da célula nervosa e qual célula da Glia estão presente em nervo Axônio e célula de Schwann. ... No sistema nervoso central são os oligodendrócitos que revestem (minielizam) o axônio, já no sistema nervoso periférico são as células de schwan que revestem o axônio.
A mielina do SNC é produzida por células chamadas oligondendrócitos e sua produção é iniciada a partir de estímulos de outras células do SNC, os astrócitos. ... Uma célula de Schwann produz mielina para um axônio, sendo que a bainha torna-se um prolongamento do seu citoplasma.
A bainha de mielina é uma estrutura única formada por uma membrana lipídica rica em glicofosfolipídeos e coleste- rol (SIMONS; TRAJKOVIC, 2006), que recobre os axônios e facilita a rápida comunicação entre os neurônios.
Coma alimentos ricos em vitaminas do complexo B. Além de acelerarem o metabolismo, as vitaminas B1 e B12 são componentes físicos da bainha de mielina e podem ser encontradas em arroz, espinafre, lentilhas, carne de porco, alimentos lácteos, atum, cereais integrais e pão de centeio.