O método socrático é composto de. duas etapas: ironia e maiêutica.
Valendo-se da Ironia e da Maiêutica – princípios fundamentais em todo o pensamento socrático – estimulava seus interlocutores a exporem e defenderem suas opiniões para então despojá-los de toda ilusão de saber e extrair o conhecimento verdadeiro.
[...] o tema do diálogo socrático é a vontade de chegar com outros homens a uma inteligência, que todos devem acatar, sobre um assunto que para todos encerra um valor infinito: o dos valores supremos da vida.
O autoconhecimento era um dos pontos fundamentais para Sócrates, "conhece-te a ti mesmo", o saber não era algo que vinha de fora do homem e sim de si mesmo, ao interrogar a si mesmo.Na medida em que Sócrates desenvolve diálogos críticos com seus interlocutores,como que num ato de "dar a luz" conseguia que os mesmos ...
você sabe o que é isso que você esta dizendo?”, “você sabe o que é isso que você acredita?”, “você acha que está conhecendo realmente aquilo que acredita, aquilo que esta pensando, aquilo que esta dizendo?”, “você apenas diz, mas não sabe”, as indagações socráticas vão além de meras perguntas apenas, esta em saber ...
A extensão da frase atribuída a Sócrates é conhecida como: Conhece-te a ti mesmo e conhecerá o universo e os deuses. Sendo assim, o motor da filosofia é o “conhece-te a ti mesmo” do próprio conhecimento, é o pensamento voltado para si. Busca no entendimento, as bases que fundamentam o saber.
Sócrates
Qual é a relação entre o que define o homem e a máxima délfica “Conhece-te a ti mesmo”? RESOLUÇÃO: A) Para Sócrates o homem é a sua alma (psychè) e, por sua vez, a alma é o que dá ao homem a sua personalidade intelectual e moral. ... Desse modo, Sócrates demonstra o ser humano e suas particulari- dades em sua filosofia.
A frase "Conhece-te a ti mesmo" estava inscrita na porta de entrada do Templo de Delfos a fim de estimular a reflexão dos gregos antigos. Localizado na Grécia, na cidade de Delfos, o templo originalmente era dedicado a Apolo, deus da luz, da razão e do conhecimento verdadeiro, o patrono da sabedoria.
Um conhecimento é verdadeiro na medida em que seu conteúdo concorda com o objeto intencionado. Consequentemente, o conceito de verdade é um conceito relacional. Ele expressa um relacionamento, a saber, o relacionamento do conteúdo do pensamento, da “figura”, com o objeto.
“Alegoria de Platão reflita sobre o que é o conhecimento, qual a nossa relação com a verdade e o que nos leva a querer saber e fazer aquilo que consideramos certo (enfim, o que é alguma coisa “certa” pra nós? — Tenso, né?).