A eletrólise é um método usado para obter reações de óxido-redução. ... As reações na eletrólise podem ocorrer de várias maneiras, depende do estado físico em que estiver a solução que vai ser submetida à reação: pode estar liquefeita (fundida) ou em solução aquosa.
Corrosão por placas: Esse tipo de corrosão é localizada, com formação de placas com escavações, devido aos descolamentos das mesmas, que se desprendem progressivamente. Geralmente em metais passivados, onde a película protetora, formada inicialmente, se desprende por já estar muito espessa pela ação da gravidade.
A eletrólise ocorre em cubas (ou celas) eletrolíticas, com dois eletrodos ligados aos terminais de um gerador de corrente contínua. Cátodo: É o eletrodo negativo que atrai cátions, e é nele que ocorre a redução do cátion. Ânodo: O eletrodo positivo que atrai ânions e, por isso, é aqui que se dá a oxidação do ânion.
As reações químicas são, na maioria das vezes, representadas por equações que expressam a formação dos produtos de um modo direto. ... Ou seja, a equação global de uma reação é aquela que representa apenas os reagentes e produtos, sem demonstrar os processos intermediários participantes.
A equação que representa a reação global é obtida pela soma das equações das reações chamadas intermediárias. Quem estiver no lado dos reagentes em uma equação e também estiver no lado dos produtos em outra equação, você corta.
As duas placas (eletrodos) são conectadas por um fio metálico, que permite a passagem de elétrons de um eletrodo ao outro. ... Somando-se as reações de oxidação e de redução, denominadas semirreações, obtemos a reação global da pilha, que é a reação de oxirredução que dá origem a corrente elétrica.
Para montar a equação global, devemos cancelar as quantidades iguais de elétrons e em lados opostos e somar as equações. Vale ressaltar que devemos escrever primeiro o componente da oxidação e, depois, o componente da redução.
Na reação de pilha e eletrólise a semi-reação é a dos reagentes e a equação global é a reação toda (de oxidação e redução).
As pilhas e baterias são dispositivos que transformam energia química (por meio de reações de oxidorredução) em energia elétrica. ... Uma vez que a reação de transferência de elétrons cessa, a pilha para de funcionar, tendo em vista que suas reações não são reversíveis.
Uma semi-reação é a representação individual do processo de oxidação ou de redução. No processo global, o número de elétrons doados tem que ser igual ao número de elétrons recebidos, portanto, a semi-reação do ferro tem que ser multiplicada por 2.
Nas pilhas, o eletrodo positivo é chamado de cátodo e o negativo é o ânodo. Aqui na eletrólise é o contrário, o ânodo é o polo positivo e o cátodo é o polo negativo. No entanto, nos dois casos, na pilha e na eletrólise, no ânodo há a oxidação e no cátodo há a redução.
Verifica-se que a espécie oxidada é o zinco, uma vez que o seu número de oxidação aumentou de 0 para +2, e o catião cobre (II), que recebeu dois electrões provenientes do zinco, é o oxidante.