A Psicologia Organizacional desempenha um papel muito importante na manutenção da saúde do trabalhador dentro da empresa. Sua aplicação traz vantagens para os funcionários, que têm maior qualidade de vida no trabalho, e para os gestores, já que a produtividade e obtenção de resultados aumenta.
Tem como objetivo de estudo como cada pessoa se comporta, seja em meio aos colegas de trabalho, aos líderes e em relação à própria cultura da empresa como um todo. O psicólogo organizacional atua diretamente na gestão de pessoas, analisa o comportamento da organização, mas tem foco individual em cada colaborador.
A psicologia organizacional surgiu a partir de uma área de estudo chamada de psicologia industrial. Engajada na testagem psicológica e no recrutamento e seleção, a psicologia industrial era direcionada para a produtividade, sem dar tanta atenção para a qualidade de vida na empresa e nem para a interação entre grupos.
Dois psicólogos são considerados os principais fundadores da área: Hugo Munsterberg e Walter Dill Scott eram psicólogos experimentais e professores universitários que se envolveram na aplicação de técnicas da psicologia para resolver problemas em organizações.
O psicólogo organizacional é um profissional que exerce atividades no campo da psicologia aplicada ao trabalho, como recrutamento, seleção, orientação, aconselhamento e treinamento profissional.
A Psicologia Organizacional tem três grandes áreas de preocupações: o trabalho, a organização e a gestão de pessoas.
A psicologia organizacional é um segmento de estudo que tem como objetivo estudar e estruturar o perfil comportamental dos colaboradores das empresas. É basicamente a psicologia usada para a gestão de pessoas em uma organização.
A psicologia organizacional contribui para que a empresa consiga adotar uma gestão estratégia, visando sempre a promoção do bem-estar e da qualidade de vida interna do trabalhador. Ao saber gerir bem seu principal ativo, que é o colaborador, a companhia é capaz de se antecipar, identificar e resolver conflitos.
Quais são os benefícios da Psicologia Organizacional para uma empresa?
Gestão de conflitos: Outra função estratégica do psicólogo organizacional é mediar conflitos dentro da organização. Dessa forma, o profissional mantém o bom clima na empresa. ... No entanto, a empresa não terá sucesso caso essas pessoas estejam desmotivadas, desqualificadas ou haja muitos conflitos internos.
Entende-se que o comportamento organizacional seria um fator a se considerar para a dinâmica de manutenção e melhoria da gestão de pessoas, pois balizaria o trabalho dos líderes e conferiria a estes a possibilidade de prever e, especialmente, evitar, problemas individuais ou coletivos entre os colaboradores.
Comportamento organizacional é o estudo sistemático e a aplicação cuidadosa do conhecimento sobre como as pessoas agem dentro das organizações, seja como indivíduos, seja em grupos.