Perceba que, em contraste com o Barroco, as cores do Rococó são leves e vivas, o branco e os tons claros de rosa, azul e verde surgem substituindo as cores sombrias e o excesso de dourado típicos do Barroco.
O Rococó denota uma nova maneira de viver e sentir a arte. Os temas trazem cenas pastoris, festas galantes, traduzindo amor, sedução, erotismo e hedonismo (doutrina filosófica que faz do prazer o objeto da vida). Temas tratados de forma ligeira e superficial, com referência à deuses e a pequenos cupidos.
Os movimentos que estavam consolidados na Europa, na época, eram o Arcadismo e o Barroco. O Rococó surgiu como uma forma pejorativa da arte barroca, pois o movimento era totalmente destinado às construções religiosas. ... As características do rococó são de texturas sempre suaves e cores claras.
O estilo rococó surgiu após o período barroco, durante o Iluminismo, coincidindo com o reinado de Luís XV. Após a morte de Luís XIV, a corte mudou-se para Paris e efetivou-se a ascensão da classe média, que transformou a alta sociedade parisiense e tornou o Rococó o auge da moda francesa. ...
O estilo Rococó vem da palavra francesa rocaille, que significa concha. Este movimento artístico durou do início ao fim do século XVIII e tinha como principais características o exagero na ornamentação e o afastamento dos temas religiosos.
Na pintura, predominam as cores suaves e a temática bucólica. Na escultura, sobressai a delicadeza nas linhas. Artistas como Balthasar Neumann (arquiteto), Jean-Honoré Fragonard (pintor) e Ignaz Günther (escultor) foram destaques no período. No Brasil, o principal nome é Aleijadinho (Antônio Francisco Lisboa).
Qual das características abaixo não se enquadra no estilo barroco: A) assimetria.