Resposta: a fração dessa dízima periódica é 1/3.
10g = 4,44... (exemplo da subtração, esquece os zeros) Aonde g = 4 9 esta é a fração geratriz da dízima periódica 0,444... Agora vamos exercitar um pouco: Questão 1 – Encontre uma fração geratriz de cada dizima periódica a seguir: (deixar o calculo feito na folha).
A fração geratriz é obtida por meio da dízima periódica, que é toda a divisão em que o resultado é um número decimal. Para tratarmos do assunto referente à fração geratriz, precisamos relembrar os conceitos de: dízima, dízima periódica simples e dízima não periódica.
(número decimal/com vírgula). 1 + 0,555... = 1,555... Então teremos: 1 + (5/9), esse resultado resultará na fração geratriz.
10 x = 6 + 0,666... é a fração geratriz da dízima periódica 0,6666... . Vejamos quando temos uma dízima periódica composta, como no caso de 0,03131…
Se o número for uma dízima simples, devemos colocar no numerador um número formado pelos algarismos inteiros e o período, menos os algarismos inteiros, sem a vírgula. Já no denominador, colocamos um número formado por "noves". A quantidade de "noves" dependerá de quantos algarismos formam o período da dízima.
O período de uma dízima periódica é formado pelos algarismos que se repetem nela. Portanto, na dízima , o período é 56. Quando a dízima possui alguns algarismos antes do período, esses algarismos são chamados de antiperíodo. Por exemplo, na dízima , o período é 559, e o antiperíodo é 321.
12,010101... = dízima periódica simples. Numa dízima periódica simples, o período vem logo após a vírgula.
Uma dízima periódica composta possui parte inteira (que vem antes da vírgula), parte não periódica e período, que vem depois da vírgula. O que diferencia uma dízima periódica simples de uma composta é que, na simples, só há o período depois da vírgula; na composta, existe uma parte que não se repete depois da vírgula.
Resposta. Resposta: Sim, será um decimal infinito.
Quando o consciente é uma dízima, então o resultado da divisão é um número decimal infinito
Resposta: Quando uma divisão é infinita, o resultado é uma dízima periódica. Então, quando não houver fim, depois do 3° número depois da vírgula, adicione as reticências(três pontos).
Divisão infinita ou dízima periódica é um número que quando escrito no sistema decimal apresenta uma série infinita de algarismos decimais que, a partir de certo algarismo, se repetem em grupos de um ou mais algarismos, ordenados sempre na mesma disposição e chamados de período.