No simple present, o verbo to be se conjuga desta maneira:
O verb to be é irregular, isto é, ele possui três formas no presente simples: am, is, are; duas formas no passado simples: was, were; uma forma no futuro simples: will be; uma forma no particípio presente: being; e uma forma no particípio passado: been.
Como completar frases usando o verbo to be
A flexão was é usada com os pronomes I (eu), he (ele), she (ela), it (utilizado para fazer referência a pessoas, animais, lugares e/ou objetos). Já a flexão were é usada com os pronomes you (você), we (nós), you (vocês) e they (eles/elas).
Regra Geral: Para passar uma oração para a voz passiva, coloca-se o verbo to be no mesmo tempo verbal do verbo principal da oração na ativa, que é necessariamente passado para o particípio. was / were being ex: done, taken, grow, etc.
Na forma interrogativa, o verbo auxiliar vem antes do sujeito (I, you, he, she, it, we, they, John, Mary etc). Quando houver um pronome interrogativo, o verbo auxiliar é usado depois do pronome e antes do sujeito, por exemplo: When are you free?
Então, lembre-se: o auxiliar para fazer negativas no passado é DIDN'T. WASN'T e WEREN'T são os passados de 'be'. Logo, "wasn't go" não combinam - NUNCA!...'wasn't' e 'didn't': nunca juntos
Resumindo quase tudo o que foi dito acima:
Usamos didn't have to para dizer que não tivemos a necessidade de fazer algo. Diferente de don't have to, que muda para doesn't have to quanto usamos os pronomes he, she e it, didn't have to é usado da mesma forma com todos os pronomes. I didn't have to go home. Eu não tive que ir para casa.
No presente simples, usa-se do/does; no passado simples, did; no particípio passado, done. We did our homework together....Quando se usa do?
Para quem não sabe, o Present Perfect Continuous é o tempo verbal formado com o verbo have no presente, seguido de been ~ing. Assim teremos a seguinte fórmula: have/has been ~ing. Caso você queira saber mais sobre a formação desse tempo verbal, leia a dica Present Perfect Continuous: Forma.
Meu caro, creio que a diferença natural entre HAS BEEN e WAS, é que o WAS é usado para estado, (era/estava), e o HAS BEEN para (sido/foi) note que a junção do verbo HAS(teve-usado para as pessoas he/she/it) no presente com BEEN(sido) reforça ainda mais a ideia que quer se passar(no caso que ele ganhou/obteve um titulo) ...
Porque a doença começou no passado, continua até hoje e estamos a dizer há quanto tempo estamos doentes. A construção 'have been' é o que se chama 'present perfect'. ... Had been é o 'past perfect' e utiliza-se quando estamos a falar do passado, mas queremos falar, por um momento, de um passado anterior a esse.