Entre diversas atividades humanas que degradam os biomas esquecidos, uma delas é protagonista na destruição do Cerrado, da Caatinga e dos Pampas: o desmatamento. Especialistas chamam atenção para a necessidade de regulamentar terras e traçar projetos para um uso sustentável da área.
Com a alteração provocada pelo desenvolvimento das atividades humanas, a maioria dos biomas do planeta Terra encontra-se ameaçado de extinção. A destruição parcial dos biomas pode comprometer o equilíbrio ecológico dos ecossistemas que os compõem, provocando a destruição de habitat e a extinção de animais e plantas.
Infelizmente, a Caatinga é um dos biomas mais degradados do país, concentrando mais de 60% das áreas susceptíveis à desertificação. Historicamente, esta região vem sofrendo com a ausência de práticas de manejo do solo e com a monocultura e pecuária extensiva, além de inúmeras queimadas.
Sim, os biomas determinam ou influenciam as atividades humanas, visto que eles possuem características de clima, de vegetação, de vida animal e vegetal, sendo que os grupos humanos se organizam a exploram esses biomas com base em suas potencialidades.
Os biomas contribuem com o clima das regiões brasileiras e são fonte de vida e riquezas naturais. Com tamanha biodiversidade a alimentação humana e muitos medicamentos provém deles. Cada bioma brasileiro tem sua importância própria e suas condições, contudo deve haver inclusive equilíbrio entre eles.
Segundo José Maria Cardoso da Silva, professor do Departamento de Geografia da Universidade de Miami, 63% da vegetação do bioma estão seriamente modificadas por atividades humanas, como queimadas, desmatamento e a construção de estradas.
Dentre os principais impactos ambientais negativos causados pelo homem, podemos citar a diminuição dos mananciais, extinção de espécies, inundações, erosões, poluição, mudanças climáticas, destruição da camada de ozônio, chuva ácida, agravamento do efeito estufa e destruição de habitats.
Resposta. Resposta: Assim, ocorre por tanto o aquecimento global, o degelo das camadas de gelo no polo norte e assim alterando qualquer ecossistema em todo o redor do planeta. Sem contar que atinge o homem também tornando cada vez mais presente o câncer de pele entre os seres humanos.
Para solucionar esse problema ou ao menos minimizar são necessárias intervenções legais para que haja uma regulamentação e limites de exploração, dentro de um margem que a natureza consiga se reconstituir ao tempo que seus recursos são retirados.
As principais atividades causadoras dos impactos ambientais no planeta são a mineração, a agricultura, a exploração florestal, a produção de energia, os transportes, as construções civis como estradas e cidades, além das indústrias básicas químicas e metalúrgicas.
A ação do homem tem acelerado a degradação da natureza. Desmatamentos, poluição de rios, mares e florestas, e o uso indevido da água e de energia são alguns exemplos. Por isso, quando o assunto é sustentabilidade costumamos ouvir aquela frase: faça sua parte e contribua com a preservação do meio ambiente.
Resposta: De uma forma geral os impactos ao meio ambiente em função do transporte podem ser divididos em: ... Impactos negativos sobre a vida das pessoas: poluição (ar, sonora, visual), acidentes de trânsito e qualidade nos deslocamentos (congestionamento), entre outros.
Nesse processo de transformação, podemos citar como ação da natureza: a ocorrência de um tornado em uma cidade, a ação modeladora das águas do mar ao esculpir as rochas no litoral, do rio ao escavar um vale, a erupção de um vulcão, ocorrência de um terremoto ou de um tsunami, etc.
O trabalho é a fonte de toda riqueza, afirmam os economistas. Assim é, com efeito, ao lado da natureza, encarregada de fornecer os materiais que ele converte em riqueza. O trabalho, porém, é muitíssimo mais do que isso. É a condição básica e fundamental de toda a vida humana.
Resposta. Isso ocorre pois o desmatamento de florestas foram intensificadas nos últimos anos, e no lugar destas florestas foram feitos prédios, e poucos de via da natureza.