EQST

Quais Os Tipos De Radiaçes Ionizantes E No Ionizantes?

Quais os tipos de radiações ionizantes e não ionizantes?

As radiações electromagnéticas mais conhecidas são: luz, microondas, ondas de rádio, radar, laser, raios X e radiação gama. ... De fato, radiações não ionizantes estão sempre a nossa volta. Ondas eletromagnéticas como a luz, calor e ondas de rádio são formas comuns de radiações não ionizantes.

Em quais tipos de atividades podemos encontrar trabalhadores expostos às radiações não ionizantes?

Muitos trabalhadores atuam expostos à radiação não ionizante....Algumas atividades expostas às radiações provenientes dos raios solares:

  • Trabalhadores da construção civil;
  • Trabalhadores rurais;
  • Guarda-vidas;
  • Agentes de trânsito;
  • Carteiros.
  • E muitos outros…

Qual o tipo de radiação está presente no local onde ficam os fornos?

– Infravermelha: Normalmente está presente em fontes locais de emissão de calor. A exposição é aumentada pela proximidade. Exemplo: fornos, fundições. A radiação infravermelha é usada também para detectar a temperatura de objetos distantes.

É possível se proteger da radiação?

Como se proteger: a melhor maneira de se proteger da radiação ultravioleta é usar protetor solar diário com mínimo de fator de proteção 30, usar chapéus para proteger o rosto dos raios ultravioletas e evitar a realização de bronzeamento artificial.

Quais são os principais sintomas por intoxicação radioativa?

O início e o tipo dos sintomas depende da exposição à radiação. Doses relativamente menores resultam em efeitos gastrointestinais, como náuseas e vômitos, além de sintomas relacionados à queda dos hemogramas, como predisposição a infecções e hemorragias.

Qual aparelho atual na medicina que contém e aplica à radiação no corpo humano?

Poucos anos após a descoberta da radiografia, foi inventado o tomógrafo, seguido pelo aparelho de ressonância magnética. Mais atual, a medicina nuclear também parte do uso de radiação ionizante.

Onde é usada à radiação na medicina?

A forma de radiação mais conhecida em diagnósticos médicos é a radiografia dos ossos através do uso de raios X. Além disso, usam-se isótopos para diagnósticos, tratamentos e detecção de drogas e hormônios no organismo.

Quais os tipos de exposição à radiação?

5) Tipos de Exposição e seus efeitos A exposição externa é resultante de fontes externas ao corpo, proveniente dos raios X ou fontes radioativas. A exposição interna, resulta da entrada de material radioativo no organismo por inalação, ingestão, ferimentos ou absorção pela pele.