Ecossistemas dulcícolas As águas da superfície são aquecidas pelo Sol e, por serem menos densas que as águas frias do fundo, tendem a permanecer na superfície. Já as águas mais profundas recebem menos radiação solar e, portanto, são mais frias e mais densas, permanecendo no fundo.
Ecossistema marinho Os ecossistemas marinhos incluem os mares e oceanos, os quais cobrem aproximadamente 71% da superfície terrestre. Eles podem ser classificados de acordo com a profundidade da água da seguinte forma: Zona litoral: região entre os limites das marés, ficando exposta periodicamente.
Dentre os mais importantes seres, destacamos os plânctons, fitoplânctons, zooplânctons e bentos, sendo os três primeiros produtores de grande parte do oxigênio do planeta. Já os bentos são os organismos que vivem no fundo do mar (camarões, por exemplo).
Assim, existem três grandes ambientes em que as plantas se distribuem: na água – as chamadas plantas aquáticas , as que vivem fixas na terra – são as terrestres e as que, apesar de estar em ambiente terrestre, ficam suspensas , por isso são chamadas de aéreas.
Na botânica, chamam-se aéreas as plantas cujas raízes se desenvolvem fora ou acima do solo. Elas podem ser encontradas na natureza em cima de rochas, cabos e fios de eletricidade, postes, cercas, grades ou árvores de maior porte.
As plantas são extremamente importantes para a manutenção da vida na Terra. Dependemos delas, que formam a base da cadeia alimentar dos seres vivos. Além disso, muitas plantas liberam oxigênio no ambiente a partir da energia do Sol – processo chamado fotossíntese. ... Os vegetais têm diversas aplicações no dia a dia.
O processo evolutivo das plantas. Teorias evolutivas mostram que as plantas teriam evoluído a partir das algas verdes unicelulares, organismos fotossintetizantes que começaram a colonizar o ambiente terrestre há, aproximadamente, 1.