Portanto, o cacau em pó é o puro sabor de chocolate, sem adição de gordura, açúcar ou leite. Mas existem dois tipos de cacau: o natural e o alcalino. E saber optar pelo tipo certo faz mais diferença no resultado da receita do que se pode imaginar.
Como Escolher o Melhor Cacau em pó
CALLEBAUT | Sicao Chocolate em Pó Os chocolates em pó da Callebaut dispensam apresentações e esse não é diferente. Com 50% de cacau, ele é o ideal para oferecer sabor marcante e sofisticado aos seus preparos.
chocolate amargo
O cacau em pó alcalino tem uma tonalidade mais escura com tons mais avermelhados, possui o sabor mais suave comparado com o cacau natural e se mistura mais facilmente a líquidos. Possui um PH entre 7 e 8, enquanto o cacau natural possui um PH ácido, por volta de 5.
O cacau em pó alcalino é o preferido de muitos cozinheiros para fazer bolos, biscoitos e diversos doces devido ao seu sabor suave e sua cor mais forte e escura. Além de ser mais fácil para misturá-lo com outros ingredientes, visto que absorve líquidos mais rapidamente que o pó de cacau natural.
Agora, o cacau em pó alcalino, também chamado de belga ou holandês, passa por um processo de alcalinização com carbonato de potássio, o que reduz consideravelmente a acidez. Isso resulta em sua cor mais escura e sabor leve, servindo mais facilmente para mistura com substâncias líquidas.
É mais fácil misturá-lo com outros ingredientes e ele irá absorver líquidos mais rapidamente que o pó de cacau natural. O cacau em pó alcalino é utilizado em sorvetes, chocolate quente, doces, bebidas e caldas de chocolate onde você deseja ter um sabor mais encorpado e suave.
Alcalinizar o pH do seu corpo A água alcalina ajuda a equilibrar o pH do corpo. Nascemos alcalinos e com o decorrer dos anos vamos acidificando. A nossa dieta alimentar ácida, estresse e exposição a toxinas ambientais, como a poluição atmosférica são os principais responsáveis por esse processo.
As frutas alcalinas são alimentos que ajudam a manter o pH do sangue no nível que é considerado ideal, ou seja, entre 7,3 e 7,4. Sendo assim, são alimentos que auxiliam no processo de desintoxicação do corpo humano.
A maçã e a laranja são frutas alcalinas que ajudam a prevenir o envelhecimento precoce da pele, melhorando a sua saúde, enquanto que o gengibre e a canela aceleram o metabolismo, ajudando na redução de peso.
A causa mais frequente de urina alcalina é a infecção urinária. Outras causas possíveis são a acidose tubular renal, o hiperaldosteronismo, o síndroma de Fanconi, a pielonefrite crónica e medicamentosa (acetazolamida, diuréticos).
O organismo trabalha, constantemente, para manter o pH do sangue entre 7,3 e 7,4 (levemente alcalino). Este pH permite que as células consigam armazenar nutrientes em proporções adequadas para que elas realizem suas funções - como, por exemplo, a preservação dos ossos e músculos.
O limão, por exemplo, é maravilhoso para reduzir o pH sanguíneo, mas é ácido. Tomar água com gotas de limão e começar o dia com pH mais alcalino já prepara o corpo pra aproveitar bem os nutrientes que for comer durante o dia" diz a nutricionista.