A ética na Contabilidade diz respeito aos elementos que orientam a conduta dos profissionais e instituições da área, com o objetivo de atender às expectativas de comportamento correto.
O contabilista irá vivenciar situações em que o interesse aparecerá fortemente e é nesta hora que ele deve exercer seus dilemas éticos sobre o determinado problema, diferenciando o certo do errado e agindo a favor do bem-estar da sociedade proporcionando assim a justiça.
Quais são os princípios éticos da contabilidade?
No desempenho de suas funções, é vedado ao contabilista assinar documentos ou peças contábeis elaborados por outrem, alheio à sua orientação, supervisão e fiscalização.
CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DO CONTABILISTA CEPC. Aprova a NBC PG 01 - Código de Ética Profissional do Contador. ... Esta Norma tem por objetivo fixar a conduta do contador, quando no exercício da sua atividade e nos assuntos relacionados à profissão e à classe.
O Código de Ética Profissional do Contador tem por objetivo fixar a conduta do contador, quando no exercício da sua atividade e nos assuntos relacionados à profissão e à classe. ... O Código de Ética Profissional do Contador se aplica também ao técnico em contabilidade, no exercício de suas prerrogativas profissionais.
Art. 8º É vedado ao Profissional da Contabilidade oferecer ou disputar serviços profissionais mediante aviltamento de honorários ou em concorrência desleal. Art.
Nota: 0.
No desempenho de suas funções, é permitido ao profissional da Contabilidade a. publicar ou distribuir, em seu nome, trabalho científico ou técnico do qual não tenha participado.
perícias judidais ou extra-judiciais, revisão de balanços e de contas em geral, verificação de haveres revisão permanente ou periódica de escritas, regulações judiciais ou extra-judiciais de avarias grossas ou comuns, assistência aos Conselhos Fiscais das sociedades anônimas e quaisquer outras atribuíções de natureza ...
e) suspensão do exercício da profissão, pelo prazo de seis meses a um ano, ao profissional que demonstrar incapacidade técnica no desempenho de suas funções, a critério do Conselho Regional de Contabilidade a que estiver sujeito, facultada, porém, ao interessado a mais ampla defesa por si ou pelo Sindicato a que ...
6º São atribuições do Conselho Federal de Contabilidade: a) organizar o seu Regimento Interno; b) aprovar os Regimentos Internos organizados pelos Conselhos Regionais, modificando o que se tornar necessário, a fim de manter a respectiva unidade de ação; Page 2 c) tomar conhecimento de quaisquer dúvidas suscitadas nos ...
Art. 39 com redação dada pela Lei n.º 9.
Mas foi somente no século XVIII, no ano de 1770, para ser mais preciso que foi criada a primeira regulamentação da profissão contábil no Brasil. Esta regulamentação foi expedida por Dom José, rei de Portugal, onde exigia obrigatoriamente o registro de matricula daqueles que trabalhavam na área.
No Brasil, a contabilidade surge e é dividida em dois estágios particulares, sendo o primeiro Anterior ao ano de 1964. Nasceu em 1908, com as primeiras manifestações contábeis, com a publicação do alvará que obrigava os contadores a explicarem e demonstrarem a escrituração.
Brasília
A auditoria do Conselho Federal de Contabilidade tem por objetivo prestar assessoria à Presidência do CFC e à Vice-presidência de Controle Interno, auditando os Conselhos de Contabilidade de forma preventiva, com emissão de relatórios e recomendações de medidas a serem tomadas e, quando necessário, apurar as ...
Leiloeiro
Esses fatos demonstravam as preocupações iniciais com o ensino comercial da área contábil, pois, no ano de 1549 são criados os armazéns alfandegários e para controle destes, Portugal nomeou Gaspar Lamego como o primeiro Contador Geral das terras do Brasil, cuja expressão era utilizada para denominar os profissionais ...
A formação profissional do Contador no Brasil teve sua origem na proposta do Governador Francisco Xavier de Mendonça Furtado, em 1754, que propôs a criação de uma Aula de Comércio, supervisionada pela junta de Lisboa e sua instituição foi aprovada em 12 de dezembro de 1956, na capital portuguesa.
Em 1494, o Frei Luca Pacioli lança o Tratado da Contabilidade por Partidas Dobradas, que o torna pai da Contabilidade, ao explanar a técnica usada na Toscana desde o século XIV. Sua obra dá um peso importante e torna-se um marco no desenvolvimento científico da Contabilidade.
A Escola Contista foi a primeira escola de pensamento contábil, marcada no século XV. Com aumento das sociedades, surgiu à necessidade da separação da entidade e do proprietário, desta forma a ideia principal foi o mecanismo de contas, subordinado à escrituração.
As correntes doutrinárias do pensamento contábil:
A origem da Contabilidade está ligada a necessidade de registros do comércio. Há indícios de que as primeiras cidades comerciais eram dos fenícios. A prática do comércio não era exclusiva destes, sendo exercida nas principais cidades da Antiguidade.