A matriz estéril se encontra distal à lúnula no leito ungueal e é responsável pela aderência da unha em seu leito e pela sua produção secundária. A lesão dessa região causa deformidades. A lúnula tem esse aspecto leitoso devido à presença de núcleo nas células da matriz germinal.
Localizada abaixo da pele na base da unha, a matriz contém nervos, vasos sanguíneos e linfáticos que produzem células ungueais. As novas células achatam e são empurradas para frente em direção à ponta do dedo, resultando no crescimento das unhas.
O nome técnico da unha é aparelho ungueal. Ele é formado por: Lâmina ungueal(a unha propriamente dita); Leito ungueal, pele que fica logo abaixo da lâmina; Matriz ou fábrica da unha; Tecidos periungueais. Localiza-se na ponta dos dedos das mãos e dos pés e sua principal função é proteger a região de traumas e choques.
A destruição da matriz ungueal implica a perda permanente da unha. O tratamento das lesões ungueais é feito geralmente com recurso a uma anestesia local, minimizando a dor do paciente.
Elas são formadas por células escamosas queratinizadas e estão localizadas nas porções terminais dos dedos, mais precisamente nas falanges distais das mãos e pés. A formação da unha inicia-se na nona semana do desenvolvimento embrionário, o que significa que, ao nascer, já possuímos essa placa protetora.
Como saber se suas unhas estão saudáveis?
Confira 10 sinais de alerta que suas unhas podem mostrar:
Qual o ritmo de crescimento? Em média, as unhas crescem 0,1 milímetro por dia, ou seja, cerca de 3 milímetros por mês.
A Dra. Gabbi explica que, se houver prejuízo à fábrica da unha, ela pode nunca mais crescer. Mas, em casos mais simples, as unhas das mãos levam cerca de 40 dias para "despontar" e 3 meses para crescer completamente. Já na unhas dos pés, esse tempo tende a ser de quatro a cinco vezes maior.
Ao manter as suas unhas saudáveis e firmes, as suas unhas podem crescer mais rápido, assim algumas dicas ajudam as unhas a crescer mais rápido são:
Ainda não se sabe por quê, mas pesquisadores já observaram que a velocidade de crescimento é maior durante o dia. As unhas das mãos crescem cerca de 3 mm por mês e as dos pés crescem mais lentamente, numa taxa que varia de 1 a 1,5 mm por mês.
Tem mais: o alho é um alimento poderoso para fazer as unhas crescerem mais rápido. Você pode usá-lo puro, amassando bem dois dentes de alho e aplicando a pastinha formada nas unhas por 10 minutos, por uma semana. Se preferir, pode também colocá-lo picadinho dentro da sua base fortalecedora e usá-la normalmente.
Cruzando esses dados com a geologia mais atual, concluímos que o crescimento médio das unhas de Bean (39 mm ao ano) era duas vezes maior que o deslocamento dos continentes (20 mm anuais).
Como ter unhas grandes: 10 dicas para fazer crescer + truques para manter as unhas longas
E, o melhor é que eles conta com produtos caseiros e baratinhos.
Água e sal Os adeptos da receita indicam que o sal ajuda a endurecer a unha, tornando-a mais forte e evitando que quebre com facilidade. Essa receita consiste em misturar água, sal e creme hidratante, e mergulhar as pontas dos dedos por 5 minutos. Indica-se fazer isso 3 vezes por semana.
Creme dental branqueador, especialmente aquele que contém bicarbonato de sódio, fará com que suas unhas cresçam significativamente mais rápido, especificamente em questão de minutos (ou cerca de dez minutos). Depois de retirar o esmalte, deixe a camada de pasta de dente sobre as unhas por 12 a 15 minutos.
Crescer unhas rapidamente usando alho Pegue um dente de alho, corte-o ao meio e depois esfregue metade do dente nas unhas. Continue esfregando por alguns segundos e aguarde um pouco para que o suco de alho seja absorvido. Como alternativa, você também pode misturar alguns dentes de alho e fazer uma pasta.
COMO FAZER
Para preparar, você vai precisar apenas de dois ingredientes, que geralmente temos em casa: 1/2 dente grande de alho picadinho e de 1 a 5 cravos-da-índia. Passe a base nas unhas durante 2 semanas. Repita o processo sempre que perceber que suas unhas estão quebradiças.
Tratamento caseiro para fortalecer unhas fracas
Receita de Fortalecedor de Unhas
Unhas fracas e quebradiças? Veja como resolver o problema
As unhas quebradiças normalmente estão relacionadas com a deficiência de nutrientes que são importantes para garantir sua saúde e fortalecimento. A biotina, também conhecida como vitamina H ou vitamina B7, é um nutriente essencial para muitos tecidos do organismo, incluindo as unhas.
Dentre todas as possíveis causas para o enfraquecimento das unhas, a primeira a ser observada é a deficiência de vitaminas, em especial da vitamina D. Isso porque a absorção de cálcio pelo organismo é regulada pela presença dessa vitamina. Assim, se falta vitamina D, também faltará cálcio.