(UFJF/2002) Com relação aos animais do grupo Chordata, além da presença de notocorda e da cauda propulsora, quais dos caracteres abaixo os distinguem de outros grupos de animais?
O anfioxo possui notocorda durante toda a vida. Essa estrutura funciona como um esqueleto flexível e serve de ponto de apoio aos músculos organizados em blocos, os miótomos (do grego mys = músculo; tomé = corte). Esses blocos de músculos demonstram que alguns sistemas dos cordados retêm uma segmentação ou metameria, presente em alguns invertebrados, como os anelídeos e artrópodes.
A alimentação desses animais também ocorre por filtração, de forma muito semelhante aos urocordados. A principal diferença é que eles não possuem estômago e a digestão acontece toda no intestino.
Evolutivamente à frente dos equinodermos, os cordados são, por definição, animais que apresentam a notocorda em sua fase embrionária. Em alguns casos, ela se mantém permanente durante toda a vida do animal. Em outros, pode desaparecer durante o desenvolvimento embriológico do ser em questão.
A maioria apresenta reprodução sexuada e grande parte dessa espécies são monóicas (hermafroditas). Pode haver reprodução assexuda por brotamento!
Sua larva natante apresenta todas as características típicas do filo dos cordados: tubo nervoso dorsal, fendas faríngeas, notocorda, coração ventral e cauda. Quando atinge o estado adulto, a ascídia se fixa ao substrato, a cauda regride e desaparecem a notocorda e grande parte do tubo nervoso que ficavam nessa região.
Nos peixes serve para natação, nos répteis tem função de ataque e defesa, nos mamíferos serve para locomoção e nos humanos ela se atrofia, formando o cóccix ao final da coluna vertebral.
Agora, veremos um pouco mais sobre as características gerais desse grupo, que vão bem além da presença pura e simples da notocorda na fase embrionária. Vamos dar uma olhada em algumas das principais:
O nome “cordado” vem do fato desses animais possuírem uma notocorda ou corda dorsal (do grego notos = dorso; chorda = cordão), bastão flexível de células que se estende por quase toda a região dorsal do animal, acima do tubo digestório e abaixo do sistema nervoso.
1. (FGV) O filo dos cordados compreende quatro subfilos: hemicordados, urocordados, cefalocordados e vertebrados. Os três primeiros são, costumeiramente, agrupados sob designação de protocordados. A notocorda existe:
São muitos detalhes, não é mesmo? O lado bom é que o filo cordados é um dos maiores de todos. Por isso, há inúmeros exemplares de espécies que fazem parte desse grupo. Sendo assim, isso significa que todas as características mencionadas acima poderão ser utilizadas para vários animais!
Os protocordados são divididos em dois grupos (urocordados e cefalocordados) e seus principais representantes são a ascídia (seringa do mar) e o anfioxo. De modo geral, a quantidade dessas espécies é bem reduzida.
» ROCHA, R. M. Filo Chordata. Classe Ascidiacea. Biodiversidade bentônica da Região Sudeste-Sul do Brasil—Plataforma externa e talude superior. Série documentos Revizee: Score Sul, v. 1, p. 164-165, 2004.
Podem ser vertebrados (cordados verdadeiros) ou invertebrados (protocordados). São representados pelos anfioxos, ascídias, peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos.
Nas fendas faríngeas ocorrem as trocas gasosas com a água. A circulação é feita por um sistema fechado, com vasos contráteis que impulsionam o sangue. O sistema nervoso é formado por um cordão nervoso dorsal, além de nervos para as diversas partes do corpo. Possuem ocelos que captam a luz.
Eles se alimentam de plânctons através de filtração. Os plânctons ficam presos no muco produzido pela faringe, são digeridos no estômago, os nutrientes absorvidos no intestino e os resíduos eliminados pelo sifão exalante.
Nos peixes, os arcos e as fendas faríngeas persistem no adulto e participam da respiração: a água que entra pela boca passa pelas brânquias e sai pelas fendas faríngeas. Em outros vertebrados (répteis, aves e mamíferos), os arcos e as fendas originam outras estruturas, como a tuba auditiva (na orelha) e a função respiratória é exercida pelos pulmões.
A reprodução é só sexuada e os seres já são dióicos. As gônadas (células reprodutoras de gametas) não possuem dutos para conduzir. Quando as células estão sexualmente maduras, rompem e liberam os gametas em uma cavidade chamada átrio. Assim, saem do corpo e compõe a fecundação externa.
Os cordados são pertencentes ao filo Chordata do Reino Animalia que compreende os vertebrados, os anfioxos e os tunicados.
Eles possuem sistema circulatório fechado, possuem um coração com capilares sanguíneos junto aos tecidos. Esses capilares nutrem e oxigenam as outras células e retiram o gás carbônico e excreções do corpo do animal.
Caracterizados pela presença de ovos no processo reprodutivo, os répteis são representados pelos jabutis, tartarugas, lagartos, iguanas, cobras, jacarés, entre outros.
E aí, mandou bem? Se você errou uma — ou até mesmo as duas — questão, não se preocupe: isso faz parte do aprendizado! Com os erros, nos tornamos muito melhores. Agora, o que vale é continuar aprendendo e treinando cada vez mais. Com o Plano de Estudos Stoodi, você tem acesso a milhares de questões com resolução comentada. Saiba mais e venha fazer parte de nosso time!
Os animais do filo Chordata (cordados), grupo que inclui os urocordados (ascídias), os cefalocordados (anfioxo) e os vertebrados, possuem certas características presentes em alguns invertebrados, como a simetria bilateral, o corpo segmentado e a circulação fechada.
Animais vertebrados
São cinco classes que fazem parte dos vertebrados:
Répteis