Os guias alimentares são instrumentos que definem as diretrizes utilizadas na orientação de escolhas alimentares saudáveis pela população. O Guia Alimentar para a População Brasileira, publicado em 2006, apresentou as primeiras diretrizes oficiais para a população brasileira.
Guias Alimentares são instrumentos de Educação Alimentar e Nutricional que têm a função de ajudar as pessoas a fazerem escolhas alimentares saudáveis.
Neste contexto, o guia é um importante documento de apoio para promover a boa alimentação e combater a desnutrição no país. Neste caso, é imprescindível que nutricionistas adaptem as recomendações às condições específicas de cada pessoa, apoiando, assim, a organização da atenção nutricional.
Ele é um documento importante para ampliar a escolha alimentar, e sua elaboração contou com a ajuda de vários profissionais experientes da área de Saúde. Seu objetivo é melhorar a alimentação das pessoas e, consequentemente, a saúde delas.
Comensalidade deriva do latim "mensa" que significa conviver à mesa e isto envolve não somente o padrão alimentar ou o quê se come mas, principalmente, como se come.