A losartana é bem tolerada pela maioria das pessoas. Porém, alguns pacientes podem apresentar os seguintes desconfortos, que são considerados comuns: Fadiga. Cansaço....Efeitos incomuns:
Alguns dos efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com Losartana incluem tonturas, diminuição da pressão arterial, hipercalemia, cansaço excessivo e vertigens.
Olá, boa tarde , apesar de rara a losartana pode ter como efeito colateral a tosse em cerca de 2-3 % dos pacientes, importante salientar que tosse é manifestação clínica de muitas afecções, portanto, se o sintoma persistir, procure um médico, se a tosse veio exclusivamente com relação temporal com a medicação, ...
Ao impedir a produção desse hormônio, essa classe de anti-hipertensivo ajuda a relaxar as veias e artérias e reduzir a pressão arterial. Os principais inibidores da enzima conversora da angiotensina são captopril, enalapril, ramipril e lisinopril, que podem causar tosse seca como efeito colateral.
A tosse é ocasionada devido a uma enzima análoga à ECA (enzima conversora de angiotensina) que é a responsável pela degradação de bradicinina no trato respiratório. Com isso, os níveis de bradicinina aumentam e provocam o sintoma da tosse mediada pelo captopril.
Papel dos inibidores da enzima conversora de angiotensina na etiologia da tosse. O mecanismo provável na indução da tosse pelo uso dos inibidores do ECA seria a supressão da atividade da cininase II, enzima idêntica à enzima conversora de angiotensina10, com conseqüente acúmulo de bradicininae substância P.
A bradicinina está presente no plasma e é produzida por quase todos os tecidos do organismo humano, tendo ação anti-hipertensiva e controladora da pressão sanguínea. De acordo com Henning, quando os neurônios morrem, liberam substâncias tóxicas que atingem as células vizinhas.
Se a tosse acontecer por efeito adverso do propranolol, existe a chance do atenolol também causar a tosse, apesar de ser menos frequente.
Podem ocorrer as seguintes reações adversas com o uso de atenolol: - Reação comum (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): bradicardia (batimentos lentos do coração), mãos e pés frios, alterações gastrointestinais e fadiga (cansaço).
Acidose metabólica (pH do sangue baixo) Doença pulmonar. Asma. Batimento lento do coração (bradicardia)
O atenolol é um bloqueador beta-1 seletivo, ou seja, ele age predominantemente nos receptores beta-1. O alvo principal da sua ação é o coração. Como resultado do bloqueio dos receptores beta-1, o atenolol promove: Redução da frequência cardíaca.
Você pode apresentar taquicardia, que é o efeito colateral mais frequente com a suspensão abrupta de um betabloqueador. Pergunte ao seu médico se pode suspender.
O Propranolol (principais nomes fantasia: Inderal, Rebaten), assim como o Atenolol (Atenol, Angipress, Ablok, Atenopress), Nadolol, Metoprolol (Selozok, Seloken, Lopressor), Bisoprolol (Concardio, Concor) pertencem a uma classe de remédios preventivos para enxaqueca, denominada bloqueadores ß-adrenérgicos, ou ...
Você não deve utilizar este medicamento nas seguintes situações: Conhecida hipersensibilidade (alergia) ao atenolol ou a qualquer um dos componentes da fórmula. Bradicardia (batimentos lentos do coração). Choque cardiogênico (comprometimento importante da função do coração em bombear sangue aos tecidos).
Olá, o atenolol, além de ser usado no tratamento de arritmias, também possui efeito anti-hipertensivo. Alguns pacientes não toleram seu uso.
Sem problemas administrá-los juntos, desde que siga a recomendações de seu médico.
O atenolol na amamentação não é considerado seguro, também não é considerado potencialmente perigoso, se situa na categoria intermediária.
Os dois podem ser usados juntos sim, inclusive no mesmo horário se preferir. Caso apresente algum sintoma diferente, por favor, converse com seu médico.
Após o nascimento do seu filho, isto é, no puerpério, você poderá retornar as medicações anti-hipertensivas que usava antes da gravidez, sem risco para o seu bebê, mesmo que você esteja amamentando. Assim, se você usava o losartan você pode usar essa medicação no puerpério.
Atenolol é indicado para pacientes com hipertensão arterial, angina pectoris (dor no peito ao esforço), arritmias cardíacas e infarto do miocárdio.
Atenolol é indicado para: Controle da hipertensão arterial. Controle da angina pectoris. Controle de arritmias cardíacas. Tratamento do infarto do miocárdio.
Atenolol deve ser administrado por via oral, com água, de preferência no mesmo horário todos os dias. O paciente não deve utilizar Atenolol se estiver em jejum por tempo prolongado. Atenolol 25 mg não deve ser partido, deve ser administrado inteiro.
Podemos afirmar que a diferença entre losartana e atenolol reside no simples fato de que o primeiro é indicado para situações de insuficiência cardíaca enquanto que o segundo é indicado para redução da pressão arterial.
Princípio Ativo: losartana potassica
No entanto, atenolol média reduzida noturna ambulatoriais de pressão arterial sistólica e diastólica de forma mais eficaz do que o enalapril, amlodipina, ou losartan (mas não a hidroclorotiazida).
Propranolol , Atenolol e Metoprolol estão no mesmo grupo medicamentoso ( BETA-BLOQUEADORES ). Metoprolol é mais seletivo , podemos usar em doentes pulmonares por ter maior tolerância com menos efeitos adversos . Nos doentes com " coração fraco " o metoprolol tem sua indicação precisa.
Atenolol e propranolol são medicações da mesma família. Porém o atenolol é mais moderno, apresenta menos efeitos colaterais e necessita de menos tomadas no dia do que o propranolol. Não recomendo a troca, a não ser com a concordância do seu médico e com as orientações quanto a dose.
O selozok e o atenolol são medicações da mesma família, os beta-bloqueadores. Essa classe de medicação pode ser utilizada para hipertensão, quadros anginosos, arritmias e insuficiência cardíaca. Mesmo sendo da mesma classe, o atenolol e o selozok tem indicações distintas, além de especificidade e potências diferentes.
Há tendem a ser menos eventos cardiovasculares graves em primeiro lugar na carvedilol comparado com o grupo atenolol (RR = 0,83, IC 95% 0,56-1,23, p = 0,39). Mãos e pés frios foram observados com menor freqüência no grupo carvedilol (20 vs 33%, p = 0,025).