Os elementos que compõem as lentes esféricas são:
Quando um raio luminoso paralelo atinge uma lente, sofre uma refração mudando sua direção, essa refração nas lentes divergentes faz com que os raios se afastem do eixo central .
O índice de refração e a geometria das lentes esféricas alteram a direção de propagação dos raios de luz. ... Além disso, a capacidade de uma lente defletir os raios de luz é chamada de vergência ou dioptria, propriedade popularmente conhecida como o “grau” da lente.
As Lentes de bordas espessas são aquelas que são espessas nas extremidades e diminuem a sua espessura em direção ao centro. São ditas divergentes, pois divergem os raios que passam por elas. 2) Outro raio notável é o raio que passa pelo centro ótico da lente, que é refratado sem sofrer mudança em sua direção.
O grau de ampliação de um microscópio composto é na verdade o produto de ampliação de cada uma das lentes. Por exemplo, se tivermos um microscópio com uma lente ocular que aumente 10 vezes, e uma lente objetiva que aumente 40 vezes, o produto final de magnificação é de 400 vezes.
Utilizados nos mais diversos ramos da ciência, o Microscópio Óptico permitem a observação de objetos minúsculos, ampliando sua imagem em até 1000 vezes. ... A luz, que incide sobre um condensador, atravessa o objeto e é encaminhada para o canhão de lentes convergentes, formado pela objetiva e a ocular.
Enquanto o menor objeto observável pelo olho humano possui 100 micrômetros e o microscópio óptico possui um limite de quase 0,2 micrômetros de resolução, os microscópios eletrônicos atingem limite de resolução de 0,2 nanômetros.
Os Microscópios Eletrônicos de Transmissão (MET) utilizam a incidência de um feixe de elétrons na amostra gerar uma imagem altamente ampliada. ... As imagens formadas são bidimensionais e possuem um aumento de centenas de milhares de vezes.
O princípio de funcionamento do microscópio eletrônico de varredura consiste na utilização de um feixe de elétrons, guiado por um sistema de bobinas de deflexão, que "varre" a superfície da amostra ponto a ponto e transmite o sinal do detector a uma tela catódica.