390 km/hMaximum, mergulho
falcão peregrino
morcego brasileiro
peixe-papagaio
"São peixes Siluriformes, ou seja, pequenos bagres. ... "Os candirus atacam os grandes bagres quando estão doentes, eles vão direto nas brânquias, pois ali é onde está o sangue circula para respiração. Além do sangue, a urina também atrai eles, pois sentem o cheiro e gosto misturado, e a uma distância maior", disse.
Os candirus são bagres de pequeno porte encontrados em água doce, principalemente nos rios da Bacia Amazônica. A espécie ainda é pouco conhecida pela academia, pois vive, geralmente, em águas turvas.
Alimentação: O Pirarara é um peixe onívoro por natureza, que quando em rios irá se alimentar de pequenos peixes, minhocas, camarões caranguejo entre outros, mas também pode comer eventuais frutas que encontrar em seu caminho.
Inicialmente, os Pirararas devem ser criados em tanques escavados em terra até chegarem a 15 cm de comprimento. Nesse momento, eles devem ser levados a tanques de alvenaria (ou geomembrana) até atingirem o tamanho ideal para a comercialização (conforme os objetivos do piscicultor).
ALIMENTAÇÃO Natural é fundamental para os primeiros dias de vida da pirarara. Forneça especialmente zooplâncton para a criação. Com cerca de dez dias, o peixe aceita dietas úmidas à base de carne e ração comercial.