EQST

Quais Os Agentes Causadores De Malformaçes?

Quais os agentes causadores de malformações?

Dentre as diversas causas, têm-se os fatores teratogênicos causadores de malformações, que podem ser classificados em categorias: agentes químicos (drogas lícitas, ilícitas, medicamentos e substâncias químicas), agentes biológicos (infecções) e agentes físicos (radiação ionizante e temperatura).

O que faz um bebê nascer com Má-formação?

O que causa malformação? Ejzenbaum afirma que a malformação de um feto pode ser por erro genético, uso de medicações durante a gestação, ou da própria embriogênese (gênese do bebê). “É quando a formação do feto não evolui da maneira esperada, seja por falta de vitaminas, de ácido fólico.

O que é malformações?

A Organização Panamericana da Saúde (OPAS) define malformação congênita como toda anomalia funcional ou estrutural no desenvolvimento do feto, decorrente de fatores originados antes do nascimento, sejam esses genéticos, ambientais ou desconhecidos.

Como saber se o feto tem má formação?

A Ecografia Morfológica ou Ultrassonografia Morfológica, possibilita a análise da morfologia fetal. Quando é realizada no primeiro trimestre, permite, por exemplo, a medida da translucência nucal, principal indicador de alterações cromossômicas, entre elas, a Síndrome de Down.

O que pode causar problemas no feto?

As principais causas das anomalias são os transtornos congênitos e perinatais, muitas vezes associados a agentes infecciosos deletérios à organogênese fetal, tais como os vírus da rubéola, da imunodeficiência humana (HIV), o vírus Zika, o citomegalovírus; o Treponema pallidum e o Toxoplasma gondii.

Quais são os fatores relacionados à má formação fetal?

Em resumo, as malformações podem ser devidas a fatores genéticos, herdados ou não, fatores extrínsecos, drogas e outras substâncias químicas, infecções viróticas ou outros defeitos congênitos .

Quantos e quais são os principais fatores ambientais que causam anomalias no feto?

Dentre os principais fatores de exposição ambiental na gestação que estão envolvidos com as anomalias congênitas, podemos destacar: exposição à radiação; infecções no período gestacional; exposição a agentes químicos e/ou farmacêuticas como drogas, álcool e tabaco; influências hormonais; deficiências nutricionais; ...

O que pode fazer para evitar problemas Congenitos?

Prevenção simples e eficaz para a malformação congênita
  1. Mesmo sem saber, qualquer mulher, em idade fértil, pode estar grávida.
  2. Tente completar sua família enquanto ainda é jovem.
  3. Faça os controles pré-natais de rotina.
  4. Vacine-se contra a rubéola antes de ficar grávida.
  5. Evite os medicamentos, exceto os imprescindíveis.
Mais itens...•1 de mar. de 2013