União Soviética: A sua entrada na guerra foi por causa da quebra do tratado de Molotov-Ribbentrop firmada por Hitler e Joseph Stalin em 23 de agosto de 1939,esta quebra se iniciou com a invasão da Alemanha Nazista á União Soviética em 1940.
A Conferência de Munique é vista como um grande fracasso da política de apaziguamento, pois sacrificou a soberania da Tchecoslováquia em detrimento das pretensões de Hitler. No entanto, o acordo foi visto por Chamberlain como uma grande vitória e defendido como uma medida de garantia da paz na Europa.
Assim o ajuste assinado em setembro de 1938 dava os Sudetos e o controle do restante da Checoslováquia para a Alemanha. ... O acordo de Munique, portanto, definiu o destino da Checoslováquia, e cedeu seu território ao regime totalitário nazista em prol de uma suposta paz entre França, Reino Unido, Itália e Alemanha.
Os Sudestos era uma região que atualmente abrigava a Tchecoslováquia. Existiam alemães que viviam nessa região, mas eles não queriam abandonar o local. Logo, em 1938, a Inglaterra e a França decidiram apoiar a anexação dos Sudetos.
No final de 1938, o Partido Alemão dos Sudetos desaparece e se funde com o Partido Nazista alemão. Em março de 1939, a Alemanha ocupa o resto da Checoslováquia. Após a derrota da Alemanha na II Guerra Mundial, os Sudetos voltaram a se tornar parte da Tchecoslováquia e a população alemã foi expulsa em massa.
Em 1945, ao final da Segunda Guerra Mundial, o exército da União Soviética libertou a Tchecoslováquia do domínio nazista. Os comunistas locais, apoiados pelos soviéticos, tomaram o poder. Sob o novo regime, a produção de alimentos diminuiu, indústrias poluíram o meio ambiente e o povo perdeu muitas liberdades.
Em em 12 de março de 1938, Adolf Hitler anuncia o "Anschluss", a "união" entre a Alemanha e a Áustria - que, de fato, era a anexação da Áustria à Alemanha nazista. A união com a Alemanha havia sido um sonho dos social-democratas austríacos desde 1919.
Anschluß ou Anschluss é uma palavra do idioma alemão que significa conexão, anexação, afiliação ou adesão.
Naquele 12 de março, ao amanhecer, Adolf Hitler ordenava invadir a Áustria, seu país natal, com 200 mil soldados, SS e policiais, proclamando depois a anexação ("Anschluss") desse território ao III Reich.
20 de novembro de 1945 – 1 de outubro de 1946
O Tribunal de Nuremberg foi um marco para o Direito Internacional Penal, principalmente no que tange à inclusão do indivíduo no cenário internacional, responsabilizando-o diretamente por seus atos contra os direitos humanos.
Foi a formação inédita de um tribunal militar internacional para julgar o alto escalão nazista por crimes de guerra e contra a humanidade durante a 2a Guerra Mundial. Os procedimentos duraram 315 dias (de novembro de 1945 a outubro de 1946) e aconteceram no Palácio da Justiça de Nuremberg, na Alemanha.