A música tem quatro elementos essenciais que a compõe. São eles: o ritmo, a melodia, a harmonia e o timbre.
A intensidade de uma onda sonora depende da amplitude dessa onda. Um som com uma maior amplitude é um som forte, enquanto que um som com uma pequena amplitude é um som fraco. Os sons fortes transportam uma maior quantidade de energia que os fracos. Uma onda sonora perde intensidade no decurso da sua propagação.
A intensidade sonora está associada àquilo que nós comumente chamamos de volume. A diferença entre um som intenso - ou forte - e um som fraco vem da amplitude de vibração da onda. Quanto maior a amplitude da onda, maior a pressão que a onda irá exercer no ar.
Resposta: Relacionada com a amplitude da onda sonora, a intensidade representa o volume do som. Assim sendo, quanto maior for a energia de vibração da fonte que emite a onda, mais intenso será o som. O nível sonoro é uma grandeza física relacionada com a sensação auditiva que a onda sonora provoca.
Características. As ondas sonoras são ondas mecânicas, desta forma necessitam de um meio material para se propagarem. São longitudinais, ou seja, a direção da propagação é a mesma da direção da vibração. São tridimensionais, pois se propagam em todas as direções.
É a frequência que determina a altura. Sim de frequência alta são agudos; os de baixa são os graves. Já a intensidade (som forte ou som fraco) que percebemos um som, relaciona-se com a energia que chega aos nossos ouvidos. Quanto maior a amplitude da onda, maior a energia.
A intensidade sonora refere-se à potência da fonte emissora, bem como à quantidade de energia que o som é capaz de transportar; o timbre diz respeito ao formato das oscilações sonoras e a altura, por sua vez, é determinada pela frequência do som.
A intensidade do som está relacionada com a amplitude da onda sonora. Devemos estabelecer uma diferença entre a intensidade do som e a altura do som. Enquanto a intensidade sonora diz respeito ao volume do som, a altura do som está relacionada com o fato dele ser mais grave ou mais agudo.
A característica que define a altura de uma onda, é chamada de Amplitude.
Podemos caracterizar uma onda eletromagnética da mesma forma que caracterizamos as ondas em geral: pela sua frequência f, seu comprimento de onda λ, sua velocidade de propagação v e sua amplitude. Como as ondas eletromagnéticas são transversais, também podem se caracterizar pela direção da vibração do campo elétrico.
A unidade de medida decibel (dB) é usada para medir a intensidade do som, chamado de “volume” ou “altura”, por medir a relação entre os picos e depressões de uma onda sonora. Funciona assim: quanto mais alta a onda, maior será o volume e consequentemente, maior será a quantidade de decibéis.