Os recebedores devem possuir uma área apropriada, de forma a proteger as remessas de qualquer risco no momento da chegada dos produtos farmacêuticos. Após o recebimento, deve-se armazenar imediatamente a vacina em equipamentos qualificados, que podem ser refrigerador, container ou câmara fria.
O enfermeiro necessita de atitude proativa com ações educativas e acompanhamento mais efetivo das atividades em sala de vacina, evitando a ocorrência de falhas nos procedimentos que podem acarretar reflexo na qualidade dos imunobiológicos, disponibilizados para a população.
A estrutura da rede de frios passa pelas três esferas da gestão , organizando-se nessa estrutura administrativa em armazenamento e distribuição. As instâncias de distribuição e armazenamento: Nacional, Estadual, Regional (conforme estrutura do estado), Municipal e Local.
A rede de frio é o sistema utilizado pelo PNI, que tem o objetivo de assegurar que os imunobiológicos disponibilizados no serviço de vacinação sejam mantidos em condições adequadas de transporte, armazenamento e distribuição, permitindo que eles permaneçam com suas características iniciais até o momento da sua ...
Um eficiente (e complexo) processo de conservação, armazenamento e distribuição - denominado rede de frio - garante a qualidade das vacinas que chegam às diversas salas de imunização do país.
A Sala de Vacinação (SV) representa a instância final da Rede de Frio, sendo responsável exclusi- vamente pelos procedimentos de vacinação de rotina, campanhas, bloqueios e intensificações.
São chamados termolábeis os medicamentos particularmente sensíveis à ação da temperatura e que por isso geralmente requerem armazenamento sob refrigeração (entre 2ºC e 8ºC). Este armazenamento deve ser realizado em refrigeradores apropriados, não sendo permitido, por exemplo, o uso de equipamentos do tipo “frigobar”.