O tensor nada mais é que uma haste metálica instalada dentro do braço do violão ocupando desde a junção com o corpo do instrumento até o Headstock. Para regular o tensor do violão, basta localizar o parafuso de regulagem, mostrado na página 5 e que fica localizado perto da “boca” e na base da escala do braço.
Se quer a concavidade do braço seja positiva, solte o tensor girando sentido anti-horário. Se quer que seja negativa (deseja que a mão venha pra trás, a grosso modo explicando), aperte o tensor sentido horário!!
a) Se a nota está com a afinação ABAIXO do esperado você deve apertar a corda para ESQUERDA, (sentido ANTIHORARIO) até chegar na nota desejada. b) Se a nota está com a afinação ACIMA do esperado você deve apertar a corda para DIREITA, (sentido HORÁRIO) até chegar na nota desejada.
A forma mais simples de regular o tensor é o uso da régua metálica, como já citei anteriormente. Colocamos no centro da escala em cima dos trastes e ajustando delicadamente com cerca de ¼ de volta por vez do tensor a ficar o mais próximo da régua possível. Uma leve concavidade também pode ser aceita.
Para ajustar o tensor, basta utilizar a chave certa (alguns instrumentos já vêm com esssa ferramenta). É importante soltar um pouco o tensão das cordas neste momento, evitando que o tensor sofra com um esforço excessivo e desenecessário. Trabalhe sempre com ¼ de volta de cada vez, ou menos.
“Se o empenamento for leve, retiram-se os trastes e faz-se uma retífica da madeira da escala e a recolocação dos trastes. Já em um empenamento mais agudo, deve-se sacar a escala, desentortar o braço com direcionamento de calor e colar a escala novamente, seguida de nova colocação de trastes”.
Ele é uma vara metálica colocada dentro do braço da guitarra. Sua função é corrigir a curvatura longitudinal do braço, devido à força e à tração que as cordas exercem no instrumento. O que acontece é que as cordas começam a dar um formato de arco ao braço.
Violão limpo e polido, coloque as cordas novas e afine. Reafine até a afinação estacionar. As cordas levam um tempo, depois de afinadas, para estabilizarem. Quando o violão estiver com a afinação estável, verifique, digitando na primeira e última casa, a altura da corda, em relação à escala.
O cavalete deve estar apoiado exatamente sobre essa linha. Você também pode usar um gabarito para isso. Nesse caso, pode ser uma régua. Observe também se a base de seu cavalete está com 100% de sua superfície em contato com o tampo do violino.
A altura poderá ser ajustada de maneira que seja confortável pressionar as cordas principalmente a partir do traste 5, sem que haja trastejamento. Em guitarras esse ajuste é feito através dos parafusos de regulagem da ponte, que permitem regular individualmente a altura de cada corda.
Geralmente não se usa amaciante de roupas para "amaciar o violão". Tenta com amaciante de carnes, acredito que agora de certo... usa amaciantes de carne, e poe um poquinho de sazon, porque usando "amor" pode melhorar !!! blz acho que assim vai deixar o braço alem de mais macio, mais fino tb...
O trastejamento acontece quando a corda, vibrando, toca no traste subsequente. O resultado é aquele som “engasgado” e embolado. Segundo o luthier Eduardo Cordeiro, esse problema tende a acontecer com o passar do tempo – que naturalmente desgasta algumas peças de qualquer instrumento.
Com ele, a corda mais grossa (a sexta) estará afinada quando o display indicar E2 e a mais fina (a primeira), quando indicar E4. Dessa forma, se ao afinar a corda mais grossa, o display indicar que você passou de E2, indicando, por exemplo, G2, você saberá que esticou demais a corda, devendo afrouxá-la.
Caso você tenha finado direitinho e mesmo assim o som não "casar", você deve verificar se as cordas estão fixadas corretamente nas tarrachas, se o encordoamento for novo, você vai ter que afinar algumas vezes até a madeira do braço se adequar à tensão das cordas.
A 2ª corda produz uma nota B, ou Si. A terceira corda produz uma nota G, ou Sol. A 4ª corda produz uma nota D, ou Ré. A 5ª corda produz uma nota A, ou Lá.
Com o Afinador Cifra Club é muito simples afinar o seu violão! Basta tocar uma corda e apertar ou afrouxar conforme a indicação. Afine também a sua guitarra, baixo, cavaquinho, banjo, ukulele, violino, viola, violoncelo ou qualquer outro instrumento de corda.
Com o app Afinador Cifra Club Mantenha o celular próximo ao instrumento que deseja afinar e toque uma corda por vez. Confira a cifra na parte superior da tela para saber qual nota está sendo emitida e continue afinando o instrumento até que o ponteiro chegue na parte central da tela, abaixo do indicador de nota.
O aplicativo n-Track facilita a vida de instrumentistas na hora de afinar um violão ou guitarra usando o celular. Disponível para iPhone (iOS) e Android, o app gratuito funciona como um diapasão digital que identifica notas do instrumento através do microfone do smartphone.
5 aplicativos com afinador de guitarra