“Mapas são representações gráficas de uma realidade existente, sem que sejam necessariamente cópias exatas dessa realidade. São representações esquemáticas de uma determinada realidade. sao uma representação de um percurso.”
2. Mapas• São desenhos que retratam um lugar da superfície curva da Terra (país, região, estado, cidade, etc.) em uma superfície plana (folha de papel ou monitor de vídeo), num determinado momento.
Cartografia é a ciência que representa graficamente uma área geográfica ou uma superfície plana. É o estudo que atua na concepção, a produção, divulgação, representação e todo o processo dos mapas. ... Além da representação física, a cartografia é utilizada para ilustrar a realidade social, econômica, histórica e cultural.
Resposta: A cartografia descreve, em mapas, o globo terrestre. No período das Grandes Navegações, não havia satélites ou aviões para se conseguir fotografias da Terra. Nesse cenário, a cartografia permitiram conhecer regiões distantes em relação a Europa.
Os gregos antigos deram contribuições importantes para o desenvolvimento da Cartografia. Por volta de 500 aC, Hecateu de Mileto escreveu o primeiro livro de Geografia que se tem notícia. ... Hecateu concebia a Terra como um disco achatado, cercado por um oceano.
Na Babilônia, os mapas do mundo eram impressos em madeiras mais foram Eratosthenes de Cirene e Hiparco que constituíram da cartografia moderna. Hoje a cartografia é feita por meios modernos, como as fotografias cíereas e o sensoriamento remoto por satélite. Espero ter ajudado, bons estudos!
Podemos dizer que a cartografia surgiu por volta do ano de 2.
Atualmente, os mapas são feitos com a auxílio de instrumentos mais aperfeiçoados, alguns exemplos são os satélites, os drones, os aerofotos, e os softwares de computadores para essa finalidade. ... Faz uso de programas de computador que possibilitam o uso de informações cartográficas.
Depois da Idade Média, os mapas se aperfeiçoaram e, com as descobertas feitas pelas grandes navegações, passaram a ter outros continentes integrados à representação. Desde então, os meios de representação do espaço foram aperfeiçoados e a confecção de mapas teve grande evolução.
Antes da invenção da escrita os homens já faziam mapas para representar os lugares onde viviam e por onde passavam. Com o aparecimento das primeiras civilizações, na Mesopotâmia, na Grécia, no Egito e na China e a expansão de seus territórios, os mapas passaram a ter ainda maior importância.