(Fatec-SP) Uma das características a ser reconhecida no feudalismo europeu é: A sociedade feudal era semelhante ao sistema de castas. Os ideais de honra e fidelidade vieram das instituições dos hunos. Vilões e servos estavam presos a várias obrigações, entre elas, o pagamento anual de capitação, talha e banalidades.
As principais características do feudalismo foram a descentralização política, o modelo econômico baseado na agricultura e a sociedade dividida em estamentos.
Resposta: A economia feudal baseava-se principalmente na agricultura. ... O feudo era a base econômica deste período, pois quem tinha a terra possuía mais poder.
A economia feudal, inserida contexto do feudalismo, era uma economia agrária e de subsistência baseada na posse de terras (feudos). Lembre-se que o feudalismo foi uma organização econômica, política, social e cultural. Perdurou na Europa Ocidental entre os séculos V ao XV, durante o período denominado de Idade Média.
A economia medieval durante a Alta Idade Média (séculos V-X) passou pelas alterações impostas pela crise do Império Romano. Segundo o que diz o historiador Hilário Franco Júnior|1|, nesse período, houve baixa produtividade, poucos bens de consumo, comércio extremamente tímido e pequena circulação de moedas.
A economia era dinamizada pela fundação de grandes casas bancárias, pelo surgimento da noção de livre concorrência e pela forte ênfase no comércio, e cada vez mais se estruturava em moldes capitalistas e bastante materialistas, onde a tradição era sacrificada diante do racionalismo, da especulação financeira e do ...
Havia, na Idade Moderna, um severo sistema de monopólio por parte das colônias no ultramar, causado, principalmente, pela necessidade que as rotas comerciais tinham para pela metrópole. ... Dessa forma, por meio da expansão marítima foi possível restabelecer os alicerces econômicos da Europa.
No campo político, a Idade Moderna surpreendeu, centralizando o poder e inaugurando uma política absolutista. O poder era voltado somente aos reis e ao Estado, neutralizando a participação dos cidadãos nas decisões políticas.
Entre suas principais características, podemos mencionar o humanismo, o racionalismo, o desenvolvimento cultural e científico; ... Reformas religiosas: no aspecto religioso, a ascensão do Humanismo, entre outros fatores, teve impacto nas críticas à Igreja Católica, que culminaram com a Reforma Protestante no século XVI.
A Idade Moderna, dentro da conhecida periodização da história, estendeu-se de 1453 a 1789. Essa época, como qualquer outra, foi marcada por transformações, destacando-se o desenvolvimento comercial, a expansão marítima, o início da colonização, a consolidação da escravidão, as reformas religiosas etc.
O conceito de moderno aparece no meio do século XIX e constitui-se em uma reação ambígua da cultura à agressão do mundo industrial. Esta ideia de modernização é introduzida em outros lugares, principalmente no terceiro mundo onde modernização torna-se algo nascido do contato com o ocidente.
As características da Sociedade Moderna são o território geográfico, a reunião de pessoas vivendo em sociedade, a interação social entre os grupos e indivíduos, além dos sistemas produtivos que mantém seu funcionamento.
A sociedade moderna compreende a sociedade atual, enquanto a sociedade tradicional compreende a sociedade conservadora. A sociedade tradicional visa pelos bons costumes, moral e ética, sendo ela vista por vezes como arcaica pela sociedade moderna.
Isso porque a sociedade se divide em estratos ou camadas sociais de acordo com uma série de fatores, tais como políticos, religiosos, étnicos, dentre outros. Essa estratificação pode ocorrer por meio do sistema de castas e também por estamentos (sociedade estamental), donde ambas não admitem a mobilidade social.
A pirâmide da sociedade na Idade Moderna era composta pelo Rei, Nobreza e Clero, Cavaleiros e Senhores, Soldados, Camponeses e Servos. ... Portanto, na Idade Moderna não ocorria uma imobilidade social e o seu nascimento não demarcava tanto poder.
Durante a História Medieval, o Feudalismo foi uma organização política, econômica e jurídica baseada na posse de terras, prevalecendo as relações de vassalagem e suserania. A sociedade feudal era composta por camadas sociais bem distintas (clero, nobreza e servos).
A organização da sociedade é influenciada pelos comportamentos e pelo relacionamento entre pessoas individualmente ou em grupo. ... É por isso que a sociedade é organizada de acordo com as culturas, ou seja, cada povo organiza-se de uma forma diferente.
A sociedade do feudalismo era dividida em três classes sociais: o clero, tendo como principal membro a igreja católica; a nobreza, composta pelos senhores feudais; e os servos, preenchida pela classe mais baixa e os camponeses.