4) Essa também a lição de José de Nicola e Ernani Terra: a) "utiliza-se amoral quando queremos fazer referência àquele que não é nem contrário nem conforme à moral, ou para designar algo a que falta moral"; b) "imoral deve ser empregado com o sentido de contrário à moral".
substantivo masculino Pessoa indiferente à moral; quem não se opõe nem concorda com os preceitos morais: era juiz, mas agia como um amoral.
substantivo feminino Característica de imoral, que não respeita a moral vigente. Ausência de moralidade; despudor ou indecência. Maneira de agir da pessoa que não respeita regras morais (a virtude, a moral, os bons costumes, a honestidade etc); cinismo.
Moral trata-se de um conjunto de valores, normas e noções sobre o que é certo ou errado, proibido e permitido, dentro de uma determinada sociedade. ... Assim, moral tem a ver com os valores que regem a ação humana enquanto inserida na convivência social, tendo assim um caráter normativo.
A moral está ligada ao padrão cultural vigente e estabelece regras, determinadas pela própria sociedade, necessárias ao convívio dos indivíduos. ... Portanto, a moral depende então do momento histórico e da sociedade em que as regras foram estabelecidas.
Moral representa os hábitos e costumes de uma sociedade, enquanto ética é um comportamento moral individual racionalizado e uma espécie de filosofia da moral.
As normas morais se apresentam como forma de convivência humana, tomando forma específica em cada cultura. ... Comportam-se de forma amoral, ou seja, sem nenhum referencial de moralidade. Já as leis são hábitos e costumes relativos a conteúdos julgados fundamentais e indispensáveis para os indivíduos.
A moralidade administrativa significa que o administrador no exercício de sua função, deve, sobretudo distinguir o honesto do desonesto e não poderá desprezar o elemento da conduta, este princípio encontra-se elencado no artigo 37 “caput” da Constituição Federal.
O termo consciência, em seu sentido moral, é uma habilidade, capacidade, intuição, ou julgamento do intelecto que distingue o certo do errado. Juízos morais desse tipo podem refletir valores ou normas sociais (princípios e regras).
Consciência moral é a consciência dos próprios atos, da forma como deveria agir diante das leis, das autoridades, da importância de agir bem e não prejudicando os outros. EXEMPLO: Se oferecerem drogas a pessoa, ela não vai aceitar, devido a sua consciência moral.
A consciência moral tem uma componente social. É interagindo com os outros e através do processo de educação que a consciência moral se vai formando. O seu desenvolvimento passa pela interiorização de um “dever-ser” que lhe vai sendo apresentado pelos diferentes agentes (família, escola, media, grupo de pares, etc.)
Sobre a gênese da consciência moral é correto afirmar: I- A formação de atitudes implica, entre outras coisas, na internalização de proibições e normas socialmente sancionadas. II- Ao longo do desenvolvimento, o controle externo é substituído pelo auto-controle.
senso moral: é seguir as normas da comunidade, da cidade, do estado, do país. consciência moral: a consciência que o indivíduo tem de si mesmo dá-lhe capacidade de julgar ações, rotulando-as como corretas ou não.
O senso moral é caracterizado pelo sentimento e ação imediata proveniente das emoções que são desencadeadas pelos valores morais do indivíduo. Já a consciência moral está atrelada com a ponderação sobre qual (ou quais) decisão (decisões) o indivíduo deve tomar, com base no seu comportamento e dos outros.
Exemplo: quando você fica indignado com notícias sobre violência doméstica, você está usando o Senso Moral. CONSCIÊNCIA MORAL - aqui, ocorre o uso do discernimento, da razão. Exemplo: quando a pessoa acredita em seus valores morais e os coloca em prática, ela pensa bem e não cede à imoralidade (na forma dela pensar).
O senso e a consciência morais têm como pressuposto fundamental a ideia de liberdade do agente. Porque os sentimentos e as ações morais dependem de nós mesmos, que nascem de nossa capacidade de avaliar e decidir por nós mesmos e não levados por outros ou obrigados por eles.
Resposta: Enquanto o senso moral é o sentimento e a ação imediata em resposta as emoções desencadeadas pelos valores morais, a consciência moral está relacionada com a ponderação sobre quais decisões a pessoa deve tomar, em relação ao comportamento de si próprio e de outras pessoas.
Explicação: A arte é algo solo no ser humano é a forma como expressamos como nos sentimos ou o que vemos, e a ética é um conjunto de valores que são determinados pela a sociedade como ´´bem`` ou ´´mal``e muitas pessoas se baseiam nisso para viverem.