A maioria das células possui três partes principais: a membrana, o citoplasma e o núcleo. A membrana celular (ou membrana plasmática) é como a pele da célula. O citoplasma exerce muitas funções para manter a célula viva. O núcleo pode ser considerado o cérebro da célula.
É formada por material genético, membrana plasmática e citoplasma. As partes fundamentais de uma célula são o citoplasma, o citoesqueleto, o retículo endoplasmático, aparelho de Golgi, mitocôndrias, núcleo, membrana plasmática, lisossomos, peroxissomos e ribossomos.
O corpo humano é pluricelular (várias células). É constituído de 10 trilhões de células que trabalham de maneira integrada, donde cada uma possui uma função específica, a saber: nutrição, proteção, produção de energia e reprodução.
A célula animal, de forma geral, é composta por três partes básicas: membrana plasmática, citoplasma e núcleo.
Nas células animais, podemos observar a presença das seguintes organelas:
Bioquímica da vida - Conheça as principais substâncias que compõem os seres vivos
As organelas celulares funcionam como pequenos órgãos no interior das células, garantindo a sobrevivência delas. Essas estruturas variam de uma célula para outra, mas algumas delas são comuns a todos os tipos celulares.
A osmose é a passagem de solvente, de uma solução menos concentrada para uma solução mais concentrada, através de uma membrana semipermeável, até que a pressão exercida pela solução sobre a membrana impeça a passagem de solvente. Esse processo tem por finalidade equilibrar a concentração da solução.
Na difusão simples, as substâncias entram e saem da célula por meio da membrana apenas pela força do gradiente de concentração. A velocidade do processo depende do tamanho das moléculas a serem transportadas e da solubilidade delas em lipídios.
Outro fator que influencia a velocidade de fluxo é o gradiente de concentração; quanto maior for, mais rápido será o fluxo. A composição do meio, variável para cada ambiente, também influencia no fluxo: a difusão do O2 ocorre em velocidades diferentes no ar e na água, por exemplo.
A permeabilidade da membrana plasmática em um evento de difusão simples pode ser afetada pelo gradiente de concentração, concentração de moléculas, pH, temperatura, pressão.
Difusão simples e difusão facilitada são dois tipos de transporte passivo, que consiste na passagem de substâncias pela região lipídica da membrana plasmática, de um local de maior concentração para um de menor concentração ou, em outras palavras, a favor do gradiente de concentração. ...
Para que uma substância entre ou saia da célula espontaneamente por difusão simples, é necessário que a membrana plasmática seja permeável a essa substância e que em uma das regiões (meio externo ou interno) ela se apresente em concentração maior quando comparada à outra.
O transporte passivo é a passagem de uma substância através da membrana plasmática de uma região onde ela está mais concentrada para uma onde está menos concentrada, sem gasto de energia. Existem três tipos de transporte passivo pela membrana celular: a difusão simples, a difusão facilitada e a osmose.