“O auditor não é responsável nem pode ser responsabilizado pela prevenção de fraudes ou erros.” Apesar de não ser responsável pela prevenção de fraudes ou erros, o auditor deve avaliar o risco de que tais fatos possam fazer com que as demonstrações contábeis contenham distorções relevantes.
PROFISSÃO: AUDITOR INDEPENDENTE. O profissional com formação acadêmica em Ciências Contábeis - Ensino Superior, inscrito no CRC (após exame de suficiência) poderá auditar e emitir o PARECER das empresas que: Negociam em Bolsa de Valor ( as chamadas de Capital Aberto).
Confiança, integridade, confidencialidade e descrição são essenciais para auditar. Um auditor deve ser integro e ético, não deve aceitar presentes e não se deve influenciar por elogios e subornos em uma auditoria.
Os cinco princípios fundamentais de ética profissional, constantes na NBC TA 200 são: integridade; objetividade; competência e zelo profissional; confidencialidade e comportamento (conduta) profissional.
FUNÇÃO ÉTICA E A RESPONSABILIDADE DO AUDITOR O parecer de auditoria desempenha nestes termos uma função de apoio à tomada de decisão do investidor proporcionando segurança de que as demonstrações se encontram isenta de erros que possam comprometer suas decisões envolvendo a empresa.
Assim sendo, a profissão de auditoria exige a obediência aos princípios éticos profissionais e qualificações pessoais que fundamentalmente se apoiam em:
Os procedimentos da Auditoria Interna constituem exames e investigações, incluindo testes de observância e testes substantivos, que permitem ao auditor interno obter subsídios suficientes para fundamentar suas conclusões e recomendações à administração da entidade.
A revisão analítica, em essência, envolve a comparação de dados medidos da realidade auditada (ou de relações desenvolvidas a partir deles) com expectativas desenvolvidas pelo auditor sobre os mesmos aspectos7.
A resposta correta é a letra B )Este risco deve ser avaliado ao final da auditoria; O risco de auditoria nada mais é do que a possibilidade que o profissional possui de emitir uma opinião tecnicamente inadequada sobre as demonstrações contábeis das quais tendem a ser consideradas incorretas.
O auditor deve adotar procedimentos apropriados para manter a custódia dos papéis de trabalho pelo prazo de cinco anos, a partir da data de emissão do seu parecer. ... Os papéis de trabalho são de propriedade exclusiva do auditor. Partes ou excertos destes podem, a critério do auditor, ser postos à disposição da entidade.
Os Papéis de Trabalho de auditoria constituem um registro permanente do trabalho efetuado pelo auditor, dos fatos e informações obtidos, bem como das suas conclusões sobre os exames. É com base nos Papéis de Trabalho que o auditor irá relatar suas opiniões, criticas e sugestões.
No tocante aos papéis de trabalho de auditoria, é correto afirmar que: ... os papéis de trabalho destinam-se a registrar as evidências do trabalho executado, mas não são relevantes para fundamentar o parecer do auditor independente; D.
a) inspeção física e conciliação contra registros subsidiários e razão; b) confirmação de ações em poder de terceiros; c) se a empresa está utilizando todos os livros a que está obrigada; d) confronto da posição do registro de ações nominativas com o saldo contábil da conta de capital.
Os testes de auditoria proporcionam ganho de tempo, e ao mesmo tempo garantem ao auditor uma avaliação global das informações e sistema de controles internos da organização.
Os testes de observância são aplicados com o intuito de verificar se os controles internos estabelecidos pela empresa são observados e cumpridos. Os testes substantivos destinam-se a obter evidências suficientes sobre a exatidão das transações e saldos das demonstrações contábeis.
COMO DETERMINAR OS TESTES DETALHADOS DE AUDITORIA O auditor externo deve planejar seu trabalho de modo que as áreas de controle interno e revisão analítica sejam executadas em primeiro lugar, para que ele possa determinar a natureza, extensão e datas dos testes detalhados ou procedimentos de auditoria para as diversas ...
11.
Teste de controle é o procedimento de auditoria planejado para avaliar a efetividade operacional dos controles na prevenção ou detecção e correção de distorções relevantes no nível de afirmações.
Por meio desta técnica, o auditor irá constatar a veracidade das informações contábeis ao examinar fisicamente qualquer item, que pode ser um bem material, registros ou documentos internos e externos, ... Esse texto se refere ao procedimento de auditoria.