BEHAVIORISMO (3): IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS. Vimos que Skinner recomenda o reforço como técnica para estimular a aprendizagem. O professor pode oferecer reforçadores como créditos, notas ou, preferencialmente, a sensação de sucesso ao aprender.
Ambas as teorias, do behaviorismo e da psicanálise enfocam a importância do bem-estar da individualidade, o prazer e a felicidade. As duas concordam que a educação deve ser democrática. O behaviorismo também é apresentado na área educacional como sendo uma das abordagens mais antigas.
Uma das maiores contribuições da Psicanálise foi a de permitir uma nova abordagem da relação aluno e professor. Além da transmissão de saber, há uma ligação entre os aspectos cognitivos e afetivos dessa interação.
Outra contribuição importante que a psicanálise pode oferecer ao campo da educação diz respeito a como a relação professor-aluno constitui-se como um campo de transferências. ... Desse modo, a educação desenvolve-se mais pelo laço que se estabelece com esse outro do saber do que pelo conhecimento adquirido.
Na perspectiva do sujeito do inconsciente, a aprendizagem é um processo de transformação por resolução ou dissolução de antigas formações em novas formações do inconsciente. Com a pulsão de saber (Die Wissentrieb), Freud (1905d) vinculou curiosidade, saber e conhecimento.
A principal contribuição da psicanálise para o desenvolvimento humano está relacionada com as forças inconscientes que motivam o comportamento humano. Ela procura descrever mudanças qualitativas, cujo objetivo é fazer com que as pessoas compreendam os conflitos emocionais inconscientes (FREUD, 1896).
Como um dos pilares do estudo sobre o comportamento humano, a psicanálise pode contribuir pra que o autoconhecimento e a busca pra entender o comportamento do outro sejam formas significativas de gestão estratégica. ... É exatamente neste ponto que a psicanálise pode contribuir.
A psicanálise promove a consciência de padrões de emoções e comportamentos inconscientes, desadaptativos e habitualmente recorrentes. Isso permite que aspectos anteriormente inconscientes do self se integrem e promovam um ótimo funcionamento da mente, cura e expressão criativa.
Dentro do campo psicomotor, as contribuições freudianas são indicadoras das mais relevantes referências teóricas e práticas, a saber: a importância das fases da sexualidade infantil e seu papel na inscrição psíquica, a descoberta do prazer no movimento, o processo de interação entre o corpo e a linguagem, a gênese da ...
A psicomotricidade é a ciência que tem como objeto de estudo o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo. Está relacionada ao processo de maturação, onde o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas.
A psicomotricidade, como estimulação aos movimentos da criança, tem como meta: ... A Psicomotricidade contribui de maneira expressiva para a formação e estruturação do esquema corporal e tem como objetivo principal incentivar a prática do movimento em todas as etapas da vida de uma criança.
De acordo com Fonseca (2008), a psicomotricidade pode ser definida como o campo transdisciplinar que estuda e investiga as relações e as influências recíprocas e sistêmicas entre o psiquismo e a motricidade. Para Le Boulch, a educação psicomotora deve ser uma formação de base indispensável para toda criança.